A 15ª e última etapa do Aberto do Circuito Brasileiro de vôlei de praia foi encerrada no sábado (19), na Praia de Icaraí, em Niterói, no Rio de Janeiro. No masculino, os campeões foram Moisés e Igor (BA-RJ) que na final derrotaram Mateus/Adelmo (CE) por 2 a 0, parciais de 21/13 e 21/13.
Este foi o segundo título da parceria, que terminaram o ano com um ouro do Aberto na sexta etapa (Vila Velha-ES), uma prata do Aberto na 11ª etapa (João Pessoa-PB) e três bronzes do Aberto, na quinta etapa (Saquarema-RJ), na 10ª etapa (João Pessoa-PB) e na 14ª etapa (Niterói-RJ).
— Essa semana foi muito difícil para mim. Perdi minha tia na sexta-feira, não pude ir ao velório, e na quarta-feira a gente recebe essa notícia. O Pedro (Solberg, filho de Isabel) é um irmão para mim. A gente sabe a importância da Isabel para o vôlei, a importância da Isabel na família dela, a liderança. Foi uma semana muito difícil e eu fui jogo a jogo. Fiquei muito triste de não ter podido ir ao velório dela, dar um abraço no Pedro. Dedico essa vitória a eles, à família Salgado. Muita força para eles — afirmou Moisés, que atuou com um boné, com a frase para expressar um sentimento que teve durante toda semana: “Isabel Eterna”, em lembrança à ex-jogadora Isabel Salgado, que faleceu na quarta-feira aos 62 anos.
O pódio entre os homens foi completado por Nícolas e Gabriel Zuliani (SC-PR), que ficaram com o bronze vencendo Jefferson/Romildo (CE-DF) por 2 a 0 (21/17, 14/21 e 15/11).
A final feminina foi vencida por Carol Horta e Tory (CE), que superaram Josi/Carol Goerl (SC), por 2 sets a 1, parciais de 17/21, 21/9 e 15/12. Esta foi a terceira conquista do ano da dupla que já havia vencido a segunda etapa (Maringá-PR) e a 11ª etapa (João Pessoa-PB), além de ter levado o bronze do Aberto na sexta (Vila Velha-ES) e na sétima etapa (Campo Grande-MS).
— Refletindo o ano todo, a gente começou nossa primeira etapa juntas, em Maringá, com um ouro, e fechamos o ano com um ouro aqui também. Então foi bem especial para a gente. Não consegui jogar bem o primeiro set, a Carol Goerl estava bloqueando bem do outro lado, e a gente começou meio tímidas. No segundo set fomos mais agressivas e deu confiança para nosso time — avaliou Tory.
O bronze entre as mulheres ficou com Verena e Ana Luiza (CE-SC), que venceram Naiana/Vivian (CE-PA) por 2 a 1 (17/21, 21/12 e 17/15).