Em um duelo que envolveu seis vice-campeãs do último Mundial feminino de vôlei com a seleção brasileira, o Sesi/Vôlei Bauru (SP) bateu Gerdau/Minas Tênis Clube (MG) por 3 sets a 1 (parciais 26/24, 19/25, 25/23 e 25/22), em 2h10min de jogo e conquistou neste domingo (23) o título da Supercopa Brasil, competição que marca a abertura da temporada 2022-23.
Além das medalhistas de prata do Mundial deste ano, Carol Gattaz, Kisy, Julia Kudiess, Nyeme, do Minas, e Lorena, do Bauru, também estavam em quadra as campeãs olímpicas Dani Lins e Thaisa. Da lista de vice-campeãs mundiais apenas Pri Daroit, do time mineiro, que está lesionada, não pode atuar.
Em casa e inaugurando o ginásio Paulo Skaf, com capacidade para 5 mil espectadores e que custou cerca de R$ 33 milhões, o Bauru ainda teve a estreia do técnico Marcos Kwiek, que comanda a seleção da República Dominicana.
Campeão paulista na última semana, o Bauru aproveitou o melhor entrosamento e os excessivos erros do Minas, que fez seu primeiro jogo oficial da temporada, já que o campeonato estadual começa nos próximo dias.
A oposta Kisy, do Minas foi a maior pontuadora com 20 acertos (13 de ataque e sete de bloqueio), e pelo lado do time campeão, quem se destacou foi a oposta Ivna, com 19 (16 de ataque, um de saque e dois de bloqueio).
— O nosso lema é ‘todo mundo junto’, todas que entram em quadra são importantes na construção do resultado. Nosso time joga em conjunto. Estou muito feliz em termos conquistado este título, e ainda mais com a casa cheia. É só o começo da temporada. Vamos descansar por uns dois dias e já começar a pensar na Superliga — disse Ivna.
Esta foi a primeira vez que o Sesi/Bauru conquistou a Supercopa. Já o Minas ficou com o quarto vice-campeonato. Em oito edições, o Praia Clube (MG) soma quatro títulos e o Sesc-RJ tem três.
Na próxima semana começará a Superliga feminina. Mas Bauru e Minas Tênis Clube só irão estrear em novembro. No dia primeiro, o time mineiro receberá o Abel Moda Vôlei, de Brusque (SC), enquanto a equipe paulista enfrentará o Unilife/Vôlei Mariná (PR).