Apesar de ser favorita, Mackenzie Dern não conseguiu superar Yan Xiaonan no evento principal do UFC Fight Night 211, que aconteceu na noite de sábado (1º) no UFC Apex, em Las Vegas.
O jogo da brasileira era claro desde o início do primeiro round: partir para cima, conectar golpes, atordoar a adversária e buscar a queda para conseguir uma finalização. Dern bateu de frente com uma rival bastante preparada, com a esquiva e jiu jitsu em dia.
Quando finalmente conseguiu uma queda, no fim do primeiro assalto, Mackenzie viu a chinesa cair em suas costas, ampliando a vantagem. No segundo round, Xiaonan tentou manter a mesma estratégia, mas Dern conseguiu trabalhar algumas técnicas da arte suave. A brasileira tentou primeiro uma omoplata, depois um kata-gatame, em seguida foi para as costas golpeando, atacou na chave de braço, depois para a montada, voltou para as costas, mas a chinesa teve coração para superar todas as suas investidas.
No terceiro round, já com o cansaço aparente, Dern até conseguiu derrubar Xiaonan, mas rapidamente a rival ficava de pé. Na trocação em pé, a chinesa levava muita vantagem, acertando bons jabs de encontro no rosto da brasileira. O quarto assalto foi praticamente igual ao primeiro, com Dern tentando encurtar a distância e a adversário acertando seu rosto com facilidade. Ao final do round, a brasileira ainda tentou nova finalização, sem sucesso.
Mackenzie grudou na rival, conseguiu uma queda nos primeiros segundos do quinto e último round. Xiaonan cedeu as costas, então a brasileira foi para a montada. Dern aplicou bons golpes no chão, mas a chinesa se defendeu bem.
No fim, Mackenzie Dern acabou superada por decisão majoritária (48-47, 48-47 e 47-47) dos juízes. A atleta possui agora um cartel de 12 vitórias e três derrotas no MMA.
RESULTADOS DO UFC FIGHT NIGHT 211
CARD PRINCIPAL:
- Yan Xiaonan venceu Mackenzie Dern por decisão majoritária (48-47, 48-47 e 47-47)
- Randy Brown venceu Francisco Massaranduba por decisão unânime (triplo 29-28)
- Raoni Barcelos venceu Trevin Jones por decisão unânime (30-25, 30-27 e 30-27)
- Sodiq Yusuff venceu Don Shainis por finalização aos 30s do R1
- Mike Davis venceu Viacheslav Borshchev por decisão unânime (30-26, 30-26 e 29-28)
CARD PRELIMINAR:
- Daniel Willycat venceu John Castañeda por nocaute aos 4min28s do R2
- Ilir Latifi venceu Alexey Oleynik por decisão unânime (triplo 30-27)
- Netto BJJ venceu Jesse Ronson por nocaute técnico aos 3min08s do R2
- Brendan Allen venceu Krzysztof Jotko por finalização aos 4m17s do R1
- Chelsea Chandler venceu Julija Stoliarenko por nocaute técnico aos 4min15s do R1
- Guido Cannetti venceu Randy Costa por finalização à 1min04s do R1