A Copa do Brasil tem um novo tetracampeão. Na noite desta quarta-feira (19), depois de um empate em 1 a 1 no tempo normal, o Flamengo venceu o Corinthians nos pênaltis, por 6 a 5, no Maracanã, e ficou com a taça, além dos R$ 60 milhões pagos em premiação. Os cariocas igualaram o Palmeiras, que também soma quatro títulos da competição nacional. Grêmio, com cinco, e Cruzeiro, com seis, são os maiores vencedores.
Do lado flamenguista, a escalação teve uma modificação já aguardada. Com o volante João Gomes suspenso, Dorival Júnior optou pela entrada de Arturo Vidal no meio-campo. No lado corintiano, Vítor Pereira apostou em uma formação mais defensiva, com o lateral-esquerdo Lucas Piton na vaga do atacante Adson.
A estratégia paulista era defender com uma linha de cinco, com o objetivo de coibir o poderio ofensivo dos mandantes, que se caracterizam por atacar, preferencialmente, pelo centro do campo. A teoria, no entanto, não se confirmou na prática.
O Flamengo se sobressaiu desde o primeiro minuto. Aos seis, Arrascaeta tabelou com Filipe Luís na esquerda. O uruguaio tocou na entrada da área. Éverton Ribeiro deu belo passe e encontrou Pedro, que não desperdiçou e tocou na saída de Cássio para abrir o placar.
O Corinthians até tentou esconder o baque pelo gol sofrido. Aos 14, Du Queiroz lançou Róger Guedes, mas o atacante não alcançou a bola, que se perdeu pela linha de fundo. Aos 32, os visitantes voltaram a sofrer. Pedro passou para Gabigol, que finalizou na trave.
No rebote, Arrascaeta empurrou para as redes. Depois da conferência no VAR, a arbitragem marcou impedimento de Gabigol na origem do lance. Aos 44, Róger Guedes cobrou falta na área. Antes de a bola sobrar para Gil, contudo, Filipe Luís cortou de cabeça.
Precisando correr atrás do prejuízo, o clube de São Paulo voltou do intervalo com Adson no lugar de Lucas Piton. Aos seis da etapa final, David Luiz cortou mal, e Yuri Alberto bateu por cima do gol. Aos oito, o time do Rio de Janeiro levou perigo mais uma vez. Gabigol deixou Arrascaeta cara a cara com Cássio, que operou um milagre.
Aos 13, o Corinthians perdeu ótima oportunidade de deixar tudo igual. Adson cruzou. Róger Guedes, quase em cima da linha, se atirou na bola, mas acabou perdendo um gol incrível. Aos 16, outro gol anulado do Flamengo. Gabigol acertou a trave. Desta vez, a bola sobrou para Éverton Ribeiro, que marcou. Só que o camisa 9 estava adiantado novamente.
Na sequência, Giuliano foi chamado. Du Queiroz foi sacado. A recompensa veio aos 36. Mateus Vital cruzou da esquerda. Fábio Santos desviou, e Adson finalizou. A bola explodiu em Filipe Luís e sobrou para Giuliano que, da pequena área, empatou. Aos 43, Everton Cebolinha escapou pela esquerda, cortou para o meio, mas pegou muito embaixo da bola. O campeão seria conhecido nos pênaltis.
Nas cobranças, Fábio Santos, Giuliano, Renato Augusto e Yuri Alberto marcaram para o Corinthians. Fagner acertou o travessão. David Luiz, Léo Pereira, Éverton Ribeiro e Gabigol não desperdiçaram para o Flamengo. Filipe Luís parou em Cássio. Nas alternadas, Maicon e Everton Cebolinha converteram. Depois, Mateus Vital errou, e Rodinei marcou o gol do título rubro-negro.