Antigo titular do Grêmio, Elias vive expectativa se terá a compra efetuada pelo New York Red Bulls, dos Estados Unidos. Apesar da eliminação da equipe na MLS, o clube analisa se ficará com o atleta em definitivo. Os direitos econômicos dele estão fixados em U$S 1,5 milhão (R$ 7,91 milhões na conversão atual).
Existe otimismo pela negociação, já que o valor é considerado baixo pela equipe do Exterior. Elias foi utilizado em sete dos oito jogos que esteve à disposição do time norte-americano.
No penúltima partida na MLS antes da eliminação, o atleta marcou dois gols sobre o Charlotte-FC, os seus únicos até o momento no hemisfério norte. Depois, contra o Cincinnati, a equipe perdeu por 2 a 1 para o rival e foi desclassificada no mata-mata.
O acerto entre Grêmio e New York Red Bulls prevê o empréstimo do atacante de 20 anos até 31 de dezembro. Até o final da cessão, os estrangeiros podem bancar a compra do jogador pelo valor previamente acertado.
Sem agenda de partidas, o clube seguirá em treinamentos até o dia 4 de novembro, antes de liberar o elenco para férias. Sendo assim, o tema deverá seguir em debate e análise nos próximos dias, mas as chances são remotas de Elias retornar à Arena para vestir a camisa gremista.
A resposta definitiva pode ser dada no último dia de 2022. O contrato dele com o Tricolor tem duração até o final de 2024.