Com emoção até o fim, saiu em Horizontina o primeiro finalista da Copa dos Pampas de Futsal 2022. Os donos da casa passaram pela Afucs, de Seberi, na prorrogação, com o gol da vitória marcado pelo pivô Téves, faltando sete segundos para terminar a partida. No tempo normal, o Horizontina venceu por 3 a 1, com dois gols de Téves e um de Willi. Matheus descontou para os visitantes.
Como a Afucs havia vencido na ida, foram necessários 10 minutos de prorrogação. E o time de Seberi largou na frente com Chapinha. Mas Mosquito e Téves conseguiram a virada. Antes de passar pela Afucs, o Horizontina havia eliminado, nas fases anteriores, o Guarani de Frederico Westphalen e o Cerro Largo. O adversário na decisão está indefinido.
Confusão em Uruguaiana
Na outra semi, o finalista não foi definido. O Uruguaianense venceu o Guarany de Espumoso, no tempo normal, por 2 a 0, gols de Duh Moura e Vagner. Como havia perdido a partida de ida, foi necessária uma prorrogação, que terminou empatada em 0 a 0.
A disputa seguiu para os pênaltis. Depois de oito cobranças, os donos da casa tinham a vantagem de 4 a 3, com um erro do Guarany, na cobrança de Alisson, defendida pelo goleiro Marcelo. Antes da quinta cobrança de cada time, membros das comissões técnicas trocaram agressões no lado oposto da quadra. O tumulto foi generalizado, e os visitantes se retiraram para os vestiários, não aceitando retornar para o complemento das cobranças. O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Liga Gaúcha de Futsal (LGF) vai julgar o caso nos próximos dias.
É o terceiro jogo suspenso por confusão em quadra nos últimos dias, no Rio Grande do Sul. Houve briga em dois jogos da Série C do Gauchão: pela Conferência Leste, no duelo entre Nova Hartz e Santa Vitória do Palmar; e pela Oeste, na partida entre Atlec e Asaf, de Campos Borges, em Três Passos. Os visitantes saíram de quadra e não voltaram.