Os velejadores brasileiros ficaram longe da disputa por medalhas do Campeonato Mundial de vela da classe 470, que foi disputado no Sdot Yam Sailing Club, na costa do Mediterrâneo, em Israel.
A equipe brasileira de Vvla viajou para Israel com quatro duplas mistas para a classe olímpica de Paris 2024. A competição contou com 60 barcos de 20 países e o título ficou com os alemães Luise Wanser e Phillip Autenrieth, que neste sábado só precisaram entrar na água para a Medal Race, já que tinham o título assegurado de maneira antecipada.
Com o ouro garantido pelo barco alemão, a disputa ficou pela prata e o bronze. E com uma ótima regata, onde terminaram na liderança, os espanhois Jordi Xammar & Nora Brugman, que começaram o dia em quarto na classificação, ficaram com o vice-campeonato. Os franceses Camille Lecointre e Jérémie Mion caíram para terceiro, enquanto os compatriotas Matisse Pacaud e Lucie de Gennes ficaram fora do pódio.
Entre os brasileiros, o melhor desempenho foi da dupla gaúcha Rodrigo Linck e Ana Barbachan, do Clube dos Jangadeiros, que encerraram em 24º lugar. Os cariocas Henrique Haddad e Isabel Swan, do Iate Clube do Rio de Janeiro, finalizaram em 38º.
Mais experiente da flotilha brasileira, a gaúcha Fernanda Oliveira e o parceiro Rodolfo Streibel, do Clube dos Jangadeiros, ficaram em 39º e os baianos Juliana Duque e Rafael Martins, do Yacht Club da Bahia, em 42º.