Não faltou emoção, lágrimas e felicidade para os brasileiros que disputaram o IEM Road To Rio Américas na última semana. O campeonato classificatório concedeu para seis, das 16 equipes que disputaram a competição, a vaga para ir ao IEM Rio Major de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), torneio que ocorre do dia 31 de outubro até o dia 13 de novembro.
Entre os seis classificados para o Campeonato Mundial de uma das principais franquias de FPS (First-Person Shooter) do mundo dos eSports, três são brasileiros: Furia, Imperial e 00 Nation. O G-Start, podcast de GZH sobre eSports, recebe o jornalista Jairo "Foxer" Júnior para comentar o desempenho das equipes brasileiras.
FURIA
Os panteras foram os primeiros a se classificarem. Após a estreia com vitória sobre a Infinity, os brasileiros foram surpreendidos pela Evil Geniuses (EG) e perderam a oportunidade de confirmar a classificação direta para o Legends Stage (2ª fase da competição), algo que não era esperado pela maior parte da comunidade.
Para garantir a classificação, a Furia precisou vencer os brasileiros do Plano, em uma melhor de um, e da paiN, em uma melhor de três, confirmar presença no Rio de Janeiro.
Elenco: Andrei "arT" Pivezan, Yuri "Yuurih" Boian, Kaique "Kscerato" Cerato, André "Drop" Abreu e Rafael "Saffee" Costa. Coach: Nicholas 'Guerri' Nogueira
Comentário de Jairo "Foxer" Júnior, jornalista The Enemy:
— Não foi um resultado desastroso, mas não conseguir a classificação como Legends machucou um pouco. Sempre se espera mais deles porque eles formam o melhor time do Brasil. Nada que impacte ou preocupe muito, acredito que eles venham fortes para o Major do Rio. Eu espero que eles cheguem aos playoffs. É uma equipe muito preparada e bem treinada. Tem jogadores acima da média. Se o Kscerato, Yuurih e Saffee estiverem em dias bons, não duvido que vençam a Navi, por exemplo.
00 Nation
Após estrear com derrota para os argentinos da 9z Team, a 00 Nation venceu a Isurus, organização da Argentina, para terminar o primeiro dia com uma vitória e uma derrota. Para conseguir a classificação, a equipe precisou vencer o duelo caseiro contra a Imperial, em uma partida que reuniu no server os cinco brasileiros campeões mundiais: Epitácio "Taco" de Melo e Marcelo "Coldzera" David, do lado da Zero Zero, e Gabriel "Fallen" Toledo, Fernando "Fer" Alvarenga e Lincoln "Fnx" Lau (atuando como Coach), pela Imperial. A classificação foi confirmada em duelo emocionante diante dos americanos da Complexity.
Elenco: Epitácio "Taco" de Melo, Marcelo "Coldzera" David, Eduardo "Dumau" Wolkmer, Bruno "Latto" Rebelatto e Santino "Try" Rigal. Coach: Olavo 'Chucky' Napoleão
Comentário de Jairo "Foxer" Júnior, jornalista The Enemy:
— Uma equipe que a longo prazo pode superar Furia como melhor time brasileiro. Gostaria muito de vê-los nos playoffs, mas acho que falta tempo de treino para eles. É um time muito novo ainda. Acredito que devam subir em jogos de classificação contra equipes europeias. Mas eles tem algo que me agrada muito: comissão técnica grande. Isso ajuda no estudo pré-jogo e também na preparação. Além disso, o entrosamento e a sintonia de Taco e Coldzera é algo surreal. São dois jogadores multicampeões que entendem do jogo e o próprio Cold já disse que largou tudo para se dedicar ao game, como fez na época dos títulos em 2016.
Imperial
O último time classificado para o Major do Rio, entre todas as regiões, foi a Imperial. O projeto denominado "The Last Dance" reuniu três dos cinco bicampeões mundiais de CS:GO pelo Brasil, precisou vencer cinco jogos para garantir presença no Major do Rio.
Após vencer os argentinos da Isurus, a Imperial perdeu para a 9z. Com isso, precisou ir para o "The Last Classico" contra a 00 Nation. Com derrota para os ex-companheiros, Fallen e companhia caíram para o caminho mais difícil. Para se garantir no Major, seriam necessárias quatro vitórias seguidas: todas melhores de três.
E assim foi, passo a passo, adversário por adversário. Primeiro, a Imperial eliminou os brasileiros da Team One em um confronto muito apertado. Depois disso, não menos complicado, foi o triunfo sobre os americanos da Nouns.
No último dia de competição, a Imperial precisou vencer duas partidas para se garantir no Major. No primeiro jogo, venceu os brasileiros da Pain e depois, em uma disputa muito acirrada, após ter a série empatada em 1 a 1, foi necessária a prorrogação no último mapa para que as lendas brasileiras eliminassem a Complexity.
Elenco: Gabriel "Fallen" Toledo, Fernando "Fer" Alvarenga, Marcelo "Chelo" Cespedes, Ricardo "Boltz" Prass e Vinicius "Vini" Figueiredo. Coach: Lincoln "Fnx" Lau.
Comentário de Jairo "Foxer" Júnior, jornalista The Enemy:
— A Imperial é um time que não se sabe o que esperar. Ou você acredita que serão campeões do Major ou que sairão com três derrotas já na primeira fase. É uma incógnita. Eu não estava gostando do rendimento deles até o último dia do RMR, quando eles começaram a jogar muito bem contra a paiN e Complexity. É difícil saber onde eles chegarão, mas se o Fallen e o Chelo estiverem inspirados como eles estavam nos últimos três jogos, a Imperial pode ir longe. Outra coisa importante, eles são os que mais tem torcida e isso deve ajudar bastante no Major que terá presença de público desde o primeiro dia.
ESTREIA
Os brasileiros estreiam no Major do Rio em 31 de outubro e enfrentarão equipes europeias. Melhor colocado entre os três, a 00 Nation é a equipe que, na teoria, tem o adversário mais fácil: a Bad News Eagles, do Kosovo. Já a Furia vai enfrentar os alemães da BIG e a Imperial jogará contra a Vitality, time francês, campeão da última edição da ESL Pro League.
Destaque também para a 9z Team, organização argentina que tem no elenco três brasileiros: Lucas "Nqz" Soares, Awper da equipe, Rafael "Zakk" Fernandes, coach, e Gustavo "TGE" Motta, analista. A equipe vai enfrentar a surpresa do RMR Europeu, Gamer Legion.
Confrontos:
- OG x Grayhound
- Vitality x Imperial
- EG x IHC
- Cloud9 x Fnatic
- BIG x Furia
- Bad News Eagles x 00 Nation
- Mouz x Outsiders
- 9z x Gamer Legion