O Brasil garantiu quatro medalhas logo no primeiro dia do torneio de boxe dos Jogos Sul-Americanos, que estão sendo realizados em Assunção. Os pugilistas brasileiros venceram quatro das cinco lutas válidas pelas quartas-de-final neste sábado (8), alcançando a semifinal e garantindo a medalha - no boxe, não há luta pelo bronze.
A estreia aconteceu com a vitória de Jucielen Romeu (57kg) sobre a argentina Sofia Robles. A vice-campeã dos Jogos Pan-Americanos de 2019 lutou bem e venceu por unanimidade.
— Eu já conhecia essa argentina. Recentemente lutamos duas vezes no Brasil, e eu saí vitoriosa. Me senti bem na luta. O que mais pegou mesmo foi o calor. Mas foi bom, já deu pra sentir o clima. Então na próxima luta vou estar mais solta e adaptada — disse a pugilsta paulista.
Na semifinal, Jucielen enfrentará a paraguaia Minerva Montiel, que derrotou a chilena Tamara Maturana.
— Vou lutar contra a atleta da casa. Também saí vitoriosa de uma luta com ela no Brasil recentemente. Vai ser uma disputa boa e espero sair com a vitória novamente”, disse. “Só penso na medalha de ouro. Passando essa próxima luta, devo fazer a final com a atleta da Colômbia (Yeni Castañeda). Aí sim deve ser um combate muito duro, ela é muito intensa. Ganhei dela no Mundial em uma luta muito equilibrada. Então será uma muito disputada. Mas eu estou com muita garra, muita força e com muita vontade de ser campeã — concluiu.
Na categoria até 51kg, Ruan Pablo dominou a luta contra o peruano Williams Mori, com tranquilidade, e venceu por 5 a 0. Seu próximo desafio será o equatoriano Luis Fernando Delgado, que superou o venezuelano Miguel Ramos.
Wanderson Oliveira também não enfrentou muitas dificuldades para vencer Luis Garcia, também do Peru, por unanimidade. Nas quartas de finais da divisão até 71kg, “Shugar” vai encarar o paraguaio Pablo Pierre.
Nos 80kg, Wanderlei Pereira venceu o paraguaio Lino Ramón Ruiz por 5 a 0 e agora vai encarar Desmond Amsterdam, de Guiana, que passou pelo venezuelano Diego Pereyra.
A única derrota brasileira neste sábado foi de Rebeca Lima (60kg), que acabou superada pela colombiana Angie Valdés.
Os campeões de cada categoria garantem vaga para os Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santigo, no Chile.