Depois do empate em 0 a 0 no primeiro jogo da decisão da Terceirona do Gauchão, o Monsoon venceu o Bagé por 1 a 0 na tarde deste sábado (24) e conquistou o título da competição. Matheus Silva, aos 43 minutos do segundo tempo, foi o autor do gol da partida. O jogador bateu uma falta para dentro da área e e zagueiro Lucas e o goleiro Josemar se chocaram na dividida, e a bola acabou entrando, confirmando o título para os mandantes.
As duas equipes garantiram vaga na Divisão de Acesso do ano que vem, quando irão brigar por um lugar na elite do futebol gaúcho.
O time de Porto Alegre fez a melhor campanha da fase classificatória e nos mata-matas não perdeu nenhuma partida e conseguiu chegar ao título da competição. Desde as quartas de final, a equipe sempre empatou o primeiro jogo, fora de casa, e venceu o segundo, em casa.
Com menos de um ano de existência, já que o clube foi fundado em outubro de 2021, uma curiosidade sobre o Monsoon é que, até hoje, o time nunca perdeu em competições profissionais. Assim, terminou a Terceirona do Gauchão invicto.