Nick Kyrgios gostou da ideia de ser uma pedra no sapato de Daniil Medvedev. Responsável por eliminar o russo no Masters 1000 do Canadá há um mês, o australiano repetiu a dose neste domingo (4), ao vencê-lo mais uma vez, em um jogo eletrizante pelas oitavas do Aberto dos Estados Unidos. O placar final de 3 a 1, com parciais de 7/6 (13/11), 3/6, 6/3 e 6/2, determinou que Medvedev perderá a posição de número 1 do mundo na próxima atualização do ranking e alçou Kyrgios às quartas de final. .
— Foi uma partida incrível contra o atual campeão, que vem jogando muito bem. Que lugar para fazer isso. Estou muito orgulhoso de finalmente mostrar meu talento para Nova York. Estou trabalhando duro no dia a dia, me cuidando, dormindo bem e me dedicando aos treinamentos — comentou Kyrgios, dono da 25ª colocação da ATP.
Com a saída de Medvedev do topo, as próximas fases do Grand Slam americano vão definir o novo primeiro colocado, com Rafael Nadal, Carlos Alcaraz e Casper Ruud como candidatos. Algum deles ainda pode cruzar o caminho de Kyrgios, que enfrentará o russo Karen Khachanov nas quartas de final.
Esta é a edição do Aberto dos EUA na qual o australiano chegou mais longe, após quatro eliminações na terceira rodada (2014, 2016, 2018 e 2019). Na atual temporada, já havia protagonizado uma participação de destaque em um major quando chegou à final de Wimbledon e acabou derrotado por Novak Djokovic.
No jogo deste domingo contra Medvedev, Kyrgios mostrou seu estilo da melhor maneira possível e teve uma atuação muito agressiva. Com o russo acompanhando a intensidade do adversário, primeiro set durou mais de uma hora até acabar em um tie-break para lá de cansativo, vencido por 13 a 11 pelo australiano.
O rendimento de Kyrgios caiu muito no segundo set, não à toa ele foi presa fácil. Teve o saque quebrado no segundo game, deixou Medvedev abrir 3 a 0 e não ficou nenhuma vez em vantagem no placar. No fim, perdeu por 6 a 3.Com muita vontade de ser o carrasco do número 1 do mundo mais uma vez, Kyrgios voltou a mostrar sua energia típica no sets seguintes e fechou os últimos sets em 6/3 e 6/2 para carimbar a vaga.