A seleção brasileira masculina de basquete está nas semifinais da Copa América, disputada em Recife. Nesta quinta-feira (8), no Ginásio Geraldão, o Brasil derrotou a República Dominicana por 80 a 68, em jogo válido pelas quartas de final, e garantiu presença entre os quatro melhores do torneio, algo que não acontecia desde 2011.
O próximo adversário brasileiro será o Canadá, que passou pelo México por 82 a 77. A partida acontecerá no sábado. A outra vaga na decisão será definida entre Argentina e Estados Unidos.
Invicta na competição, a equipe dirigida por Gustavo de Conti começou o jogo impondo seu ritmo e abrindo nove pontos (18 a 9) de vantagem. Porém, aos poucos, os dominicanos foram colocando dificuldades até empatarem em 18 a 18 e encerrarem o primeiro quarto na liderança por dois (20 a 18).
No segundo período, o Brasil passou a dificultar os arremessos do ataque da República Dominicana, mas seguiu com problemas para converter os seus e, dessa forma, foi para o intervalo perdendo por três (37 a 34).
O retorno para a segunda metade do jogo deu mais ânimo para a seleção brasileira, que passou a arriscar mais os arremessos de fora e dessa forma conseguiu chegar ao empate em 55 a 55 ao final dos 10 minutos disputados.
Com a partida igualada, as duas seleções chegaram ao período final buscando explorar os erros do rival. E, dessa forma, o Brasil soube se aproveitar da exclusão do pivô Ángel Delgado, por reclamação. Forçando o jogo, assumiu a liderança em 51 a 47 e apenas administrou a vantagem até o final.
— É muito difícil manter uma regularidade e altos e baixos vão acontecer. O importante foi mantermos nosso plano de jogo, nossa tática. O mesmo vai valer para a semifinal contra o Canadá — avaliou o ala Leo Meindl, que terminou a partida com 14 pontos e sete rebotes.
O pivô Cristiano Felício marcou 16 pontos e foi o cestinha brasileiro na partida, enquanto o armador Marcelinho Huerta encerrou com 15. Do lado dominicano, o armador Andrés Feliz fez 14 pontos, assim como o ala-pivô Jeromy Rodríguez.