A tenista americana Venus Williams, de 42 anos, foi eliminada nesta terça-feira (30) na primeira rodada do Aberto dos Estados Unidos pela belga Alison van Uytvanck.
Williams, que fez sua 91ª participação em um Grand Slam, foi derrotada pela número 43 no ranking feminino, com parciais de 6/1 e 7/6 (5) na quadra central de Flushing Meadows.
A vencedora de se torneios Major ainda voltará às quadras esta semana para competir em duplas com sua irmã Serena, grande protagonista em Nova Iorque desde que deu a entender que vai se aposentar do tênis após este torneio.
Por sua vez, Venus, vencedora de duas edições do Aberto dos EUA (2000 e 2001), não divulgou planos para sua carreira no tênis.
Na coletiva de imprensa após a partida, Williams evitou mais uma vez perguntas sobre se planeja seguir os passos de sua irmã, com quem formará um dupla pela primeira vez desde 2018.
— Neste momento estou apenas focado nas duplas — garantiu ela.
Venus só jogou no ano passado e sua última vitória em um jogo de simples remonta a Wimbledon em 2021.
Apesar de perder todas as quatro partidas de simples em 2022, a irmã mais velha das Williams insistiu que continua motivada para competir.
Quando perguntada sobre o que a faz continuar, Venus respondeu: "Três letras: W-I-N (Win, Vencer em inglês). É isso. Muito simples".
Williams também disse que está satisfeita com seus desempenhos nas últimas semanas, em que jogou em Cincinnati, Toronto e Washington, após um hiato de quase um ano em que sua posição no ranking mundial caiu para 1.504.
— Definitivamente é o maior tempo que estou longe do tênis e sem uma raquete na mão. Foi uma experiência completamente nova para mim, tentar me acostumar o mais rápido possível para estar pronta para o US Open, o que não foi fácil. Então estou muito animada por todos os bons momentos que tive neste verão. Eu definitivamente entrei na quadra e fiz o melhor que pude dadas as circunstâncias — disse Venus, que recebeu um convite para jogar o Aberto.
* AFP