O São Paulo está nas semifinais da Copa do Brasil pela sexta vez em sua história, e segue firme na tentativa de conquistar o seu primeiro título do torneio. Na noite desta quinta-feira (18), no estádio Independência, em Belo Horizonte, a equipe empatou com o América-MG por 2 a 2, com dois gols do atacante Luciano, e agora vai encarar o Flamengo na luta por um lugar na decisão.
A outra semifinal será entre Fluminense e Corinthians. A CBF sorteia nesta sexta-feira (19) os mandos de campo da próxima fase, que começa já na semana que vem. Além da vaga na semifinal, o São Paulo embolsou R$ 8 milhões por avançar à próxima fase. O time tentará retornar à final da Copa do Brasil após 22 anos — no ano 2000, o Tricolor chegou na decisão, mas foi superado pelo Cruzeiro.
Em campo, o São Paulo chegou a esboçar um jogo tranquilo. O time abriu 2 a 0 no primeiro tempo, mas depois desacelerou, viu o América-MG diminuir no final da primeira etapa. No segundo tempo, os mineiros empataram e tentaram a virada que levaria a partida para os pênaltis, mas mesmo com um a menos o time de Rogério Ceni se segurou e conseguiu avançar para a semifinal.
O São Paulo começou o jogo em cima do América-MG, pressionando o rival em seu campo de defesa. O time colocava a bola no chão, marcava muito bem e buscava os espaços na defesa do time mineiro.
Com o domínio da partida, o São Paulo abriu o placar aos 22 minutos. Após um perde e ganha, a bola sobrou para Rodrigo Nestor, que tocou de primeira e encontrou Luciano bem posicionado. O atacante ajeitou a bola, bateu firme e marcou o primeiro gol do Tricolor no jogo.
O São Paulo continuava em cima. Aos 27, Igor Gomes acionou Calleri. O argentino tocou para Luciano, que rolou para Reinaldo finalizar — a bola explodiu na defesa e voltou para o lateral, que depois chutou por cima do travessão.
Mas logo depois o time de Rogério Ceni chegou ao segundo gol. O São Paulo aproveitou a saída errada do América-MG e contra-atacou com velocidade. Calleri dominou a bola após um chutão da zaga e tocou para Luciano. Ele fintou Iago Maidana e bateu no canto esquerdo de Matheus Cavichioli para ampliar.
O jogo do América-MG não se encaixava por nada até que já na parte final da primeira etapa, Iago Maidana avançou pelo meio e, sem marcação, arriscou para o gol. Jandrei espalmou para escanteio, mas o lance acordou o time mineiro.
Após a cobrança de escanteio, Maidana cabeceou, a bola bateu no braço direito de Reinaldo e, após análise do VAR, o pênalti foi assinalado. Wellington Paulista bateu com muita categoria e diminuiu a desvantagem do time mineiro.
O América-MG voltou para o segundo tempo mais ofensivo, mas logo no primeiro minuto, o São Paulo quase ampliou com chute de Rodrigo Nestor, que Cavichioli defendeu.
O jogo ficou perigoso para o São Paulo aos 12 minutos. Everaldo foi lançado pela direita e sofreu falta de Miranda — o zagueiro recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.
De tanto pressionar, o América-MG chegou a empate aos 20 minutos. Pedrinho fez ótima jogada pela esquerda e cruzou na medida para Everaldo, de primeira, com o lado de fora do pé, mandar para o fundo do gol de Jandrei — 2 a 2.
Depois disso, Rogério Ceni tratou de reforçar o sistema defensivo. Com cinco alterações, travou o América-MG e levou o empate e a classificação para casa. O sonho do título inédito continua vivo no Morumbi.