Apenas detalhes separam o acerto de Luis Suárez com o Nacional-URU para a sequência da temporada 2022. Depois de uma série de especulações e de grande euforia em Montevidéu, o centroavante de 35 anos confirmou o "pré-acordo" por meio das redes sociais.
Suárez retorna ao Nacional após 16 anos. Revelado pelo clube uruguaio, ele vestiu a camisa tricolor até 2006, quando se transferiu para o Groningen, da Holanda. Na época, a ideia era ficar próximo da esposa Sofia Balbi, que havia se mudado para Barcelona, na Espanha.
— Queria agradecer a todo o carinho que, tanto eu quanto minha família, temos recebido. Isso tocou muito nosso coração na hora de decidir. Não havia como rejeitar a possibilidade de voltar a jogar no Nacional. Temos um pré-acordo com o clube e nas próximas horas vamos acertar os detalhes. Espero disfrutar dessa nova etapa e vejo vocês nos próximos dia— afirmou Luis Suárez.
O retorno do atacante ao Uruguai tem como foco atuar com regularidade até a Copa do Mundo, em novembro. No Atlético de Madrid, onde esteve nas últimas duas temporadas, não era mais titular. Ao lado de Fernando Muslera, Diego Godín, Martín Cáceres e Edinson Cavani, ele está próximo de disputar o quarto mundial seguido, o que seria um recorde.
Antes do acordo com o Nacional, Luis Suárez esteve próximo de fechar com o River Plate. No entanto, a eliminação do clube argentino na Libertadores fez o atacante desistir do negócio. Também houve interesse de clubes brasileiros, como o Botafogo. Contudo, o atacante afirmou que o calendário brasileiro não o permitiria estar próximo de seus familiares.
Nas oitavas de final da Libertadores de 2006, o Nacional de Suárez foi eliminado pelo Inter. As equipes também se enfrentaram na fase de grupos. El Pistolero participou de três partidas. Agora, ele pode estar novamente no caminho colorado. Em lados diferentes do chaveamento da Copa Sul-Americana, as equipes podem se enfrentar somente na decisão. Nas quartas de final, o Nacional enfrenta o Atlético-GO, enquanto o Inter encara o Melgar.