Atual campeã, Nathalie Moellhausen, começou a sua trajetória no Campeonato Mundial de Esgrima– que acontece no Cairo, no Egito – da melhor maneira possível. Nesta sexta-feira (15), ela venceu todos os jogos que fez na pule e, com isso, garantiu um lugar na fase principal do individual na espada. O Brasil ainda teve mais seis representantes em pista tanto na espada feminina como no sabre masculino, mas todos acabaram não conseguindo classificação.
Nathalie fez uma fase de pules perfeita. Ela derrotou a venezuelana Maria Martinez, a barbadiana Sanojah Gilkes e a suíça Virginia Romeo, todas por 5 a 3. Diante da croata Ana Mesic, sul-coreana Hyein Lee e a australiana Lily Whitehead, os triunfos foram mais elásticos: 5 a 2.
Com o desempenho, a esgrimista de 36 anos fez a sexta melhor campanha das pules, o que a garantiu diretamente na fase principal, já que as 16 melhores da primeira fase conseguiam vaga direta no quadro de 64 principal e segue com o sonho de repetir a conquista de 2019.
Na fase decisiva, a brasileira terá compromisso contra Chan Wai Ling, de Hong Kong, na próxima segunda-feira (18) ainda com horário a confirmar.
— Eu consegui vencer todos os seis jogos que fiz e agora posso ir para o hotel descansar. Obrigada a todos pelo suporte que estão me dando e pelas mensagens de carinho — escreveu a brasileira em uma rede social.
Ainda no feminino, o Brasil teve mais três representantes na espada individual. Victória Vizeu conseguiu duas vitórias e, com isso, avançou para a rodada 1 eliminatória preliminar, em que acabou superada pela canadense Emma Ning. Em jogo muito disputado, a brasileira caiu por 15 a 13.
Cenário parecido aconteceu com Mariana Correia. A esgrimista triunfou em duas oportunidades e foi para a eliminatória preliminar e acabou batida pela israelense Dar Hecht por 15 a 8 e se despediu do torneio individual.
Ainda na arma, o Brasil contou com Ginevra Giordano. Ela conseguiu apenas uma vitória e não avançou para a fase seguinte.
Já no sabre masculino, o Brasil teve três representantes e o melhor desempenho foi de Bruno Pekelman. O sabrista triunfou em duas oportunidades e avançou para a primeira rodada eliminatória preliminar. Porém, o brasileiro terminou a campanha superado pelo argentino Stefano Lucchetti por 15 a 12.
Rafael Lee e Renato Saliba também foram à pista. O primeiro triunfou em somente uma oportunidade e se despediu do torneio. Já o segundo não conseguiu vencer e encerrou a sua participação. O Brasil volta à pista no Mundial neste sábado (16) com as disputas do florete feminino (Mariana Pistoia, Rafaella Gomes e Ana Toldo) e da espada masculina (Alexandre Camargo).