Algoz do Corinthians na Copa do Brasil do ano passado, o Atlético-GO deu um passo gigantesco para repetir o feito em 2022. Nesta quarta-feira (27), o Dragão bateu o Timão por 2 a 0, em Goiânia, pelo jogo de ida das quartas de final da competição nacional. Os gols atleticanos foram marcados por Jorginho e Léo Pereira. O confronto de volta ocorrerá em três semanas, no dia 17 de agosto, no Itaquerão, em São Paulo.
Logo aos dois minutos de partida, o Atlético-GO assustou o Corinthians. A jogada iniciou com um lançamento do meia Marlon Freitas para Jorginho, que ajeitou de cabeça para Ricardinho bater firme e obrigar Cássio a fazer grande defesa. O goleiro completou a sua partida de número 603 pelo Timão em Goiânia, se tornando o atleta da sua posição com mais jogos com a camisa corintiana.
Recordista da noite, o goleiro do Corinthians fez nova grande defesa aos oito minutos de partida, quando Wellington Rato recebeu de Jorginho e bateu forte de perna esquerda.
Após alguns minutos sem chances de grandes perigos e com o Corinthians esboçando ocupar o campo de ataque, o Atlético-GO conseguiu abrir o placar. O lance que originou o gol atleticano começou de forma muito parecida com o criado pelo Dragão no início da partida, tendo Marlon Freitas acertando um lançamento no meio-campo. O camisa 8 encontrou Dudu em condições, e o lateral cruzou para trás achando Jorginho livre na entrada da área para bater e marcar. A bola ainda desviou em Raul Gustavo, do Timão, antes de entrar.
Menos de cinco minutos após sofrer o gol, o Corinthians foi para cima com Yuri Alberto. Já que a bola não chegava ao centroavante, foi ele quem caiu pelo lado esquerdo, passou por dois marcadores e cruzou para trás. A bola chegou em Du Queiroz, que bateu, mas a zaga atleticana afastou.
Não só com as entradas de Adson e Giuliano, no lugar de Roger Guedes e Du Queiroz, o Timão retornou para o segundo tempo com uma postura diferente. Logo no primeiro minuto, Giuliano abriu para Yuri Alberto pelo lado direito. O centroavante, assim como fez no primeiro tempo, foi para cima, arrancou, mas dessa vez não conseguiu concluir como queria. A bola ainda sobrou para Giuliano, que foi bloqueado.
Mas a chegada corintiana logo no primeiro minuto do segundo tempo não refletiu uma mudança de postura da equipe em toda a etapa final. O Corinthians diminuiu o ritmo e aos seus minutos da etapa final quase sofreu o segundo gol.
Novamente a defensiva corintiana foi frouxa na marcação, e o Atlético-GO chegou ao ataque com facilidade. Dessa vez Peglow fez grande jogada pela esquerda e cruzou para trás, com Jorginho chegando de forma muito parecida como foi no gol marcado no primeiro tempo. Dessa vez, no entanto, a bola foi para fora, tirando tinta da trave esquerda de Cássio.
Aos 20 minutos do segundo tempo houve a melhor oportunidade do Corinthians no jogo, com Giuliano. A jogada iniciou com uma rebatida errada de Baralhas em cima de Willian, que puxou o contra-ataque e sofreu falta já no seu campo de ataque. O meia corintiano cobrou rapidamente e colocou Giuliano em ótima condição pelo lado esquerdo. O camisa 11 bateu bem, mas a bola caprichosamente passou tirando tinta da trave direita.
Aos 20 minutos do segundo tempo, o técnico Vítor Pereira promoveu a entrada do volante argentino Fausto Vera, que quase estreou com o pé esquerdo, errando um passe no campo defensiva e permitindo uma ótima chegada atleticana com Jefferson. O jogador do Dragão cruzou por baixo, e Wellington Rato não chegou por centímetros.
Aos 42 minutos do segundo tempo, o atacante Léo Pereira matou a partida com um golaço. A equipe atleticana transitou em velocidade ao ataque e a bola terminou na entrada da área corintiana, pela esquerda e bateu colocado no canto esquerdo de Cássio.