A gaúcha Viviane Jungblut conquistou um excelente resultado neste domingo (19) e está classificada para final dos 1.500m nado livre do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em Budapeste, na Hungria. Com o tempo de 16min09s27, ela terminou sua eliminatória na terceira posição e obteve o sétimo lugar na classificação geral.
E além da nadadora do Grêmio Náutico União, a paulista Beatriz Dizotti também se classificou para a disputa de medalhas. Bia nadou em 16min08s35 e fez a sexta marca das eliminatórias, a quarta em sua bateria.
— Já é histórico ter uma mulher na final, duas ainda. Estou muito feliz, a Bia está de parabéns! E com certeza amanhã à tarde tem mais. Acabei sentindo um pouco no final, mas a gente sabia que essa primeira prova seria mais difícil, estamos na final, agora vamos ver e ajustar —comentou Viviane em entrevista ao SporTV.
A final dos 1.500m acontecerá na segunda-feira com Viviane saindo da raia 1 e Beatriz na 7. Atual campeã olímpica, tricampeã e recordista mundial, a norte-americana Katie Ledecky fez o melhor tempo das eliminatórias com 15min47s02.
Fernando Scheffer passa às semifinais dos 200m livre
Quem também teve bom desempenho foi o também gaúcho Fernando Scheffer. O medalhista de bronze nos Jogos de Tóquio se classificou para a semifinal com o nono melhor tempo ao nadar a quinta série eliminatória em 1min46s71.
O nadador que defende o Minas Tênis Clube voltará a cair na água na segunda semifinal, na raia 2, e terá como rival o romeno David Popovici, 17 anos, que foi o primeiro das eliminatórias com 1min45s18. Breno Correia nadou a mesma série de Scheffer e com 1min47s79 foi o 22º lugar no geral e não avançou na competição.
Nos 100m peito feminino, Jhennifer Conceição ficou apenas a cinco centésimos de chegar a sua primeira semifinal de Mundial. Com o tempo de 1min07s40, ela finalizou na 17 ª posição. A japonesa Reona Aoki (1min07s35) ficou com a última das 16 vagas. A melhor marca (1min1min05s99) foi da chinesa Tan Qianting.
Já nos 100m costas masculino, Guilherne Bassetto fez 54s26 e terminou em 17º. O nadador que esteve nos Jogos de Tóquio ficou apenas quatro centésimos distantes de fazer sua primeira semifinal em um Mundial. Com 52s81, o norte-americano Hunter Armstrong liderou as classificatórias.