A Divisão de Acesso define entre domingo (26) e segunda-feira (27) as quatro equipes que irão disputar o acesso à Série A do Gauchão em 2023. A semana de chuva, frio e umidade deixou os gramados embarrados e os jogos de mata-mata, além da tradicional emoção, também prometem ser muito truncados.
No domingo, às 15h, ocorrem os três primeiros confrontos. Na Boca do Lobo, o Pelotas recebe o Passo Fundo; em Vacaria, tem Glória e Lajeadense; enquanto o Santa Cruz recebe o Esportivo. Por fim, na segunda-feira, Veranópolis e Avenida se enfrentam na Serra.
Com a classificação dos quatro semifinalistas, a Divisão de Acesso entrará na fase de definição das duas equipes que disputarão o Gauchão no próximo ano.
Pelotas x Passo Fundo (domingo, às 15h)
É esperado o melhor público na temporada no Estádio da Boca do Lobo para Pelotas e Passo Fundo. Após o 1 a 1 no jogo de ida, a diretoria do áureo-cerúleo convocou o seu torcedor para comparecer em peso e empurrar o time para a classificação às semifinais. O técnico Badico deve ter o retorno do zagueiro Cambuci, ausência no Vermelhão da Serra, e o ingresso do volante Jardel, destaque do jogo de ida.
Por outro lado, o Passo Fundo deve formar um time bastante semelhante ao primeiro confronto. Uma única possibilidade de mudança é a entrada de Gabriel Barcos no lugar de Vitor Sapo, no ataque. Mesmo com o empate em casa, o Galo do Planalto confia em sua campanha como visitante na competição, com cinco vitórias, um empate e uma derrota.
Quem vencer avança às semifinais. Em caso de novo empate, a decisão será nos pênaltis.
Santa Cruz x Esportivo (domingo, às 15h)
Nos Plátanos, o Santa Cruz tenta reverter a vantagem construída pelo Esportivo no jogo de ida. Em Bento Gonçalves, o time da Serra venceu por 1 a 0 e agora joga pelo empate para garantir classificação. O Galo Carijó, no entanto, precisa vencer por dois gols de diferença para avançar. Em caso de vitória por um gol, a decisão será nos pênaltis.
William Campos não poderá contar com o lateral-esquerdo Roger Bastos, expulso na Montanha dos Vinhedos. O meia Leandro Canhoto se lesionou nos últimos dias e é dúvida. Com o modo compre um, leve dois, o time espera lotar o Estádio dos Plátanos.
No Esportivo, o técnico Carlos Moraes conta com o retorno do lateral-esquerdo Iury, que deve retomar seu posto na defesa. No meio-campo, a dúvida entre Chicão e Fabrício Lusa. O atacante David Batista, autor do gol no jogo de ida, está confirmado.
Glória x Lajeadense (domingo, às 15h)
Em Vacaria, o Glória tem uma missão complicada, já que sofreu 2 a 0 no confronto de ida. Mesmo assim, o técnico Alê Menezes diz estar confiante na reversão do cenário, usando como exemplo jogos da temporada passada em que a equipe também conquistou viradas. Sem contar com o atacante Tcharles, expulso em Lajeado, Matheus Paulista deve ser a única novidade no time titular.
No Lajeadense, o clima é de cautela. Embora os dois gols de vantagem, o técnico Gelson Conte trabalha a cabeça dos atletas para que entrem no gramado do Altos da Glória como se o placar estivesse empatado e, assim, evitar a displicência. O time não deve sofrer mudanças, e o artilheiro Ariel está mantido no ataque.
Enquanto o Lajeadense pode empatar ou perder por 1 a 0 para se classificar, o Glória precisa vencer por três gols de diferença para chegar às semifinais. Em caso de êxito do time de Vacaria por dois gols, a decisão será nos pênaltis.
Veranópolis x Avenida (segunda -feira, às 19h)
Melhor campanha na fase de grupos, com 28 pontos, o Veranópolis largou em desvantagem nas quartas de final da Divisão de Acesso. Tradicional na Primeira Divisão, o time da Serra está na terceira temporada seguida de Série B e busca o retorno. Para isso, terá de virar o placar sobre o Avenida, que fez 1 a 0 no confronto em Santa Cruz do Sul. Visando a virada no Estádio Antônio Davi Farina, o técnico Cristian de Souza pode apostar em uma formação mais ofensiva.
O Periquito, porém, sabe que a liderança na eliminatória ocorre por uma margem pequena. Desse modo, o técnico Márcio Nunes pode adotar uma postura mais cautelosa. Jessé pode retornar para a defesa, porém o autor do gol na ida, Léo Santos, está prestigiado. Um empate garante o Avenida nas semifinais. Para o VEC, só uma vitória por dois gols de diferença. Em caso de vitória por um gol, a definição ocorrerá nos pênaltis.