A seleção da Itália resistiu à Alemanha neste sábado (4), em Bolonha, com um elenco renovado por Roberto Mancini em que até seis jogadores estrearam com a camisa da "Azzurra" nesta primeira rodada da Liga das Nações da Uefa.
Lorenzo Pellegrini aos 25 minutos do segundo tempo colocou os italianos na frente após um cruzamento de Wilfried Gnoto, um dos estreantes do dia. Logo depois Joshua Kimmich liderou a reação da Alemanha três minutos depois, conseguindo o empate, que manteve a série invicta (8 vitórias e 2 empates) desde a chegada de Hansi Flick ao comando da 'Mannschaft'.
Após as recentes decepções da Itália para Montenegro na repescagem para a Copa do Mundo de 2022 (derrota de 1 a 0) e para a Argentina na semana passada na 'Finalíssima' (derrota de 3 a 0), o time de Roberto Mancini precisava mais de uma vitória do que a Alemanha, mas apesar do empate, a 'Nazionale' mostrou sinais de melhora em relação ao seus últimos desempenhos.
Para isso, os italianos tiveram que sobreviver a um primeiro tempo de domínio da Alemanha, com duas chances de Serge Gnabry (15 e 38) e mais uma de Thomas Muller (25), que exigiu esforço do zagueiro Alessandro Florenzi para evitar o gol.
"De igual para igual"
—Os jogadores fizeram um bom jogo, souberam sofrer juntos, foi a primeira vez que jogaram juntos e estou feliz por eles. Fizemos um jogo de igual para igual contra uma grande equipe — analisou Mancini na RAI após o jogo.
Depois do intervalo, a Itália rondava a área de Manuel Neuer mas sem sucesso. Após uma hora de jogo, Roberto Mancini colocou em campo o centroavante Gnonto do suíço FC Zurich, em sua estreia na seleção italiana. O jovem aproveitou a oportunidade e, após cinco minutos em campo, conseguiu cruzar para a área onde Pellegrini (70) recebeu livre e chutou colocado para as redes de Neuer.
Com o orgulho ferido, a Alemanha reagiu e, após uma bola mal afastada, Joshua Kimmich (73) empatou pouco depois do gol dos donos da casa. A pressão alemã não parou, e Gianluigi Donnarumma salvou sua seleção em duas ocasiões claras (78 e 79). Nos acréscimos, a Itália teve um escanteio a seu favor que acabou gerando um contra-ataque da Alemanha, mas o gol foi novamente evitado por Donnarumma (90+4).
— Os nossos primeiros 15 minutos foram bons, mas depois perdemos um pouco o ritmo. Faltou coordenação, não tivemos controle— analisou Flick na RTL Alemanha.
O resultado deixa Itália e Alemanha empatadas na 2ª e 3ª posição do Grupo 3 da Liga das Nações A. Na próxima terça-feira, a Itália recebe a Hungria, atual líder do grupo após a surpreendente vitória em casa sobre a Inglaterra (1 a 0). Já os alemães vão receber os ingleses para começar a definir as posições de um dos grupos mais equilibrados da competição continental.
* AFP