Depois de uma estreia complicada em Wimbledon, quando sofreu para derrotar Jan-Lennard Struff em cinco sets, o espanhol Carlos Alcaraz fez valer o seu favoritismo nesta quarta-feira e derrotou com propriedade o holandês Tallon Griekspoor por 3 sets a 0, parciais de 6/4, 7/6 (0) e 6/3. A disputa foi válida pela segunda rodada da competição.
Quinto cabeça de chave do torneio, o espanhol volta à quadra nesta sexta-feira para enfrentar o alemão Oscar Otte, que despachou o americano Christian Harrison após somente quatro games - o rival abandonou quando perdia por 3 a 1.
Com um estilo de jogo agressivo e um saque potente, o espanhol de 19 anos assumiu o controle da partida desde o primeiro set. A vitória foi definida em pouco mais de duas horas de confronto.
Alcaraz quebrou o serviço do holandês no nono game e depois sacou para fechar em 6/4. Na segunda parcial, nada de quebras. No tie-break, porém, o espanhol emplacou sete pontos seguidos. O último set foi dominado pelo jovem, que quebrou o game dois e seis e fechou no primeiro match point. Esta já o melhor resultado do espanhol na grama inglesa.
Davidovich Fokina sofre dura derrota
O americano Tommy Paul (30º ) não teve trabalho para superar o francês Adrian Mannarino. O triunfo de 3 sets a 0 foi construído com 6/2, 6/4 e 6/1. Na próxima rodada, ele irá enfrentar tcheco Jiri Veselý (68º), , que derrotou o espanhol Alejandro Davidovich Fokina em cinco sets, parciais de 6/3, 5/7, 6/7 (3), 6/3 e 7/6 (10-7), sendo que no ponto decisivo, o 37º colocado do ranking mundial levou um point-penalty por abuso de bola justo no match-point. Fokina já havia recebido uma advertência do árbitro português Carlos Ramos e, após perder o ponto que deu o 7-9 ao tcheco, atirou a bola de forma violenta para fora da quadra sendo penalizado com um ponto que definiu a vitória para Veselý.
Já o britânico Cameron Norrie encontrou dificuldade para ganhar do espanhol Jaume Munar, que na estreia havia passado pelo brasileiro Thiago Monteiro. O nono favorito precisou de cinco sets para sair vencedor. A vitória por 3 sets a 2 veio com parciais de 6/4, 3/6, 5/7, 6/0 e 6/2. Na próxima fase, o tenista da casa vai encarar o americano Steve Johnson, que bateu o também britânico Ryan Peniston por 6/3, 6/2 e 6/4.
Número 22 na lista de favoritos, Nikoloz Basilashvili, da Geórgia, também teve trabalho, mas despachou o francês Quentin Halys, com 7/6 (7), 0/6, 7/5 e 7/6 (5) e agora vai em busca de vaga nas oitavas de final enfrentando o convidado holandês Tim van Rijthoven, que surpreendeu o americano Reilly Opelka, 15º cabeça de chave, e fez 3 a 1, parciais de 6/4, 6/7 (8), 7/6 (7) e 7/6 (4).