O Brasil participou nesta segunda-feira (20) de duas finais do nado artístico no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em Budapeste, na Hungria. E, nas duas provas, os nadadores brasileiros terminaram na nona colocação.
A primeira apresentação foi do dueto misto formado por Gabriela Regly e Fabiano Ferreira, que caíram na piscina logo depois da dupla da Eslováquia. Com pontuação de 74.8994 na avaliação de execução, apresentação artística e dificuldade, eles superaram os 73.2235 das eliminatórias e repetiram a mesma colocação.
A medalha de ouro ficou com os italianos Giorgio Minisini e Lucrezia Ruggiero que somaram 89.2685. Os japoneses Tomoka e Yotaro Sato com 86.5939 garantiram a prata e os chineses Haoyu Shi e Yiyao Zhang com 86.4425 levaram o bronze.
No combo livre, o Brasil foi representado por Vitoria Casale, Julia Catharino, Rafaela Garcia, Luiza Lopes, Laura Micucci, Ana Beatriz Nunes, Celina Rangel, Gabriela Regly, Luiza Rodrigues e Anna Giulia Veloso e com 80.3333 melhorou o desempenho das classificatórias e terminou na nona colocação.
As campeãs foram as ucranianas Maryna Alekssiva, Vladyslava Aleksiiva, Olesia Derevianchenko, Marta Fiedina, Veronika Hryshko, Sofiia Matsiievska, Daria Moshynska, Anhelina Ovchynnikova, Anastasiia Shmonina e Valeriya Tyshchenko que obtiveram 95.0333 pontos. Em função da Guerra, as atletas estão treinando na Itália e após a apresentação foram muito aplaudidas pelo público.
O pódio ainda teve as equipes do Japão com 93.5667 e da Itália com 92.0333, que ficaram com as medalhas de prata e bronze, respectivamente.