Um time da Premier League passa 3.420 minutos em campo (sem contar os acréscimos) durante uma temporada, mas foi somente no apito final do último jogo que o Manchester City conseguiu comemorar o oitavo título da história do clube. O festejo após o duelo contra o Aston Villa, neste domingo (22), teve 50% de comemoração, 50% de alívio e 100% de festa para o alemão Gundogan, autor de dois gols na vitória por 3 a 2, de virada.
O time de Pep Guardiola chegou para a última rodada com um ponto de vantagem para o Liverpool. Para os Reds serem campeões, era preciso vencer o Wolverhampton (venceram por 3 a 1) em Anfield, e que o City tropeçasse em casa. Durante toda a rodada, em nenhum momento a equipe da cidade dos Beatles teve uma combinação de resultados que lhe deixasse na primeira colocação. A tarde se definiu em 10 eletrizantes minutos, em uma dia que pareceu que o título ficaria em Manchester sem muita tensão.
Logo no início da partida, o Liverpool levou um gol. Não demorou muito para que o time do goleiro Alisson empatasse. Ainda no primeiro tempo das partidas, o Villa saiu na frente no outro jogo. Por alguns segundos, a equipe de Jurgen Klopp chegou a sentir o gosto do título, mas o que seria o gol da virada, aos 7 minutos da etapa final, foi anulado por impedimento.
Na sequência, brasileiro Philippe ampliou para o Villa. Faltava um gol para o Liverpool ser campeão, mas ele veio tarde demais. Aos 40 minutos, Salah virou o placar. Antes do fim, Robertson marcou mais um, fechando a partida em 3 a 1.
Mas quando o egípcio marcou, o City tinha virado o placar no Etihad Stadium. Entre os 30 e os 35 minutos, Guardiola viu seus jogadores reverterem o cenário de tensão. Gundogan iniciou a reação, de cabeça. Rodri, de fora da área, empatou. E o alemão, mais uma vez, virou a partida. Com o fim do jogo, teve invasão da torcida no gramado e lágrimas do treinador espanhol.
Em 13 anos de carreira, são 10 títulos de campeonatos nacionais para Gguardiola, quatro pelo City e três por Barcelona e Bayern de Munique. Com 92 pontos, um a menos que o campeão, o Liverpool viu se esfarelar a chance ganhar quatro títulos na temporada. Vencedor da FA Cup e da Copa da Liga Inglesa, o clube ainda pode vencer a Liga dos Campeões no sábado (28), quando enfrente o Real Madrid.
Outras definições
A última rodada também teve o Tottenham assegurando um lugar na Champions League, após golear o Norwich City por 5 a 0. Assim, os Spurs se juntam a City, Liverpool e Chelsea como os ingleses classificados para o torneio.
O Arsenal também tinha chance de disputar a principal competição do continente europeu, mas teve de se contatar com um lugar na Liga Europa, mesmo com o 5 a 1 aplicada sobre o Everton. A outra vaga inglesa ficou com o Manchester United, apesar da derrota por 1 a 0 para o Crystal Palace. O United foi beneficiado pelo tropeço do West Ham diante do Brighton por 3 a 1. Os Hammers ficaram com um lugar na Liga conferência.
Na parte de baixo da tabela, Norwich e Watford terão a companhia do Bunrley na viagem para a Segunda Divisão na próxima temporada.
Como ficou?
- Campeão: Manchester City
- Liga dos Campeões: City, Liverpool, Chelsea e Tottenham
- Liga Europa: Arsenal e Manchester United
- Liga Conferência: West Ham
- Rebaixados: Norwich City, Watford e Bunrley campeonato inglês