O mundo vai parar a partir do meio-dia deste domingo (22) quando a bola rolar para a última rodada da Premier League. Manchester City e Liverpool disputam o título, Tottenham e Arsenal brigam por uma vaga na Liga dos Campeões, Manchester United e West Ham concorrem por um lugar na Liga Europa, enquanto Leeds e Burnley entram em campo defendendo a permanência na primeira divisão.
E o melhor, não há confrontos diretos. Sendo assim, oito dos 10 jogos da rodada são decisivos. Com 90 pontos e na liderança momentânea, o City é o time mais próximo de levantar a Premier League.
O time dos brasileiros Ederson, Fernandinho e Gabriel Jesus recebe o Aston Villa, de Philippe Coutinho, e depende apenas de uma vitória simples para levar a taça — que seria a quarta sob o comando de Pep Guardiola. Ídolo do Liverpool, rival do City na briga pelo título, Steven Gerrard é o técnico do Villa e promete todos os esforços no Etihad Stadium para atrapalhar as pretensões do time de Manchester.
A 50km dali, em Anfield Road, os Reds de Alisson, Thiago Alcântara e Firmino enfrentam o Wolverhampton. Com 89 pontos, um a menos do que o City, o Liverpool precisa vencer e contar com tropeço dos Citiziens — empate ou derrota.
Na hipótese de derrota do Manchester City e empate do Liverpool, ambos ficarão igualados e a decisão será nos critérios de desempate. No saldo de gols, o time de Guardiola leva vantagem sobre o de Jurgen Klopp em seis gols. Sendo assim, para levar a taça empatando com os Wolves, o Liverpool precisa que o City perca para o Aston Villa por sete gols de diferença.
Em último caso, ainda existe a possibilidade de a realização de um jogo-extra para definir o campeão da Premier League 2021/2021. Para que isso ocorra, é necessário que City e Liverpool fiquem igualados em todos os demais critérios de desempate — confrontos diretos, gols marcados e gols sofridos. Isso só acontecerá se o Villa vencer o Manchester City por 6 a 0 e Liverpool e Wolverhampton empatarem em 5 a 5, o que é bastante improvável.
Há oito anos, Manchester City e Liverpool chegaram na última rodada da Premier League em condições similares. A diferença, no entanto, era favorável em dois pontos a partir do time de Manchester, que bateu o West Ham por 2 a 0 e levou o título. A vitória do Liverpool sobre o Newcastle por 2 a 1 foi insuficiente.
Competições europeias
Além do título inglês, a última rodada da Premier League também tem em jogo uma vaga na Liga dos Campeões na temporada 2022/2023. Enquanto Manchester City, Liverpool e Chelsea já estão classificados, os rivais londrinos Arsenal e Tottenham disputam o quarto posto da Inglaterra na competição continental.
Com 68 pontos, dois a mais que o Arsenal (5º colocado), o Tottenham (4º) precisa de uma vitória simples sobre o Norwich, fora de casa, para retornar à Champions League. Até o empate deve ser suficiente, mesmo com o Arsenal vencendo o Everton, já que a diferença de saldo entre eles é de 15 gols. Para ir à Liga dos Campeões, os Gunners precisam vencer e torcer para a derrota dos Spurs.
Também neste domingo, Manchester United e West Ham disputam classificação para a Liga Europa. Sexto lugar, com 58 pontos, o time de Cristiano Ronaldo visita o Crystal Palace. Uma vitória garante os Red Devils na competição europeia.
O West Ham, sétimo lugar, que atua fora de casa contra o Brighton, torce por um empate do United para, vencendo, conquistar a classificação. Quem encerrar a competição na sétima posição estará classificado pela a Liga Conferência — a terceira divisão das copas europeias.
Rebaixamento
Por fim, a Premier League também tem disputa quente na parte de baixo da tabela. Norwich e Watford já estão rebaixados, e o Everton garantiu permanência com a espetacular virada sobre o Crystal Palace, na última rodada. Burnley e Leeds United, porém, ainda lutam por ficar na primeira divisão na próxima temporada. Eles estão igualados com 35 pontos.
O Burnley, que enfrenta o Turf Moor em casa, joga por resultados iguais por ter um saldo de gols superior ao do Leeds. Por outro lado, o time do gaúcho Raphinha visita o Brendtford precisando vencer e secando o rival direto contra o rebaixamento. Na hipótese de derrota do Burnley, o Leeds se salva com um empate.