O brasileiro Henrique Avancini consagrou-se mais uma vez campeão Pan-Americano de Mountain Bike na categoria Cross Country Olímpico (XCO). Em prova disputada nesse domingo (29) em Catamarca, na Argentina, ele conquistou a medalha de ouro e garantou seu segundo pódio no evento. Na sexta-feira, no Short Track, ele já havia conquistado a medalha de prata.
Avancini não disputava desde 2018 o Pan-Americano de Mountain Bike. A prova, uma das mais tradicionais da América, vale pontos para o ranking mundial e olímpico.
— Estou muito contente de voltar a competir o Campeonato Pan-Americano. Pra mim foi surpreendente ver o que as pessoas enxergam em mim, os latino-americanos, o respeito e carinho que recebi do público e atletas nesses dias foi chocante, algo que eu não esperava muito. Depois de um jejum de não competir por alguns anos o Pan-Americano, eu queria muito fazer uma boa participação. Esse ano até então eu não tinha ainda sido capaz de entregar o que eu já construí na minha preparação e queria muito ter saído com bons resultados daqui —comentou o ciclista de 33 anos.
O mexicano Gerardo Ulloa, campeão do short track, ficou com o segundo lugar e o argentino Joel Contreras foi o terceiro colocado. Outro brasileiro, José Gabriel Marques finalizou em quarto.
Além das duas medalhas de Avancini, o Brasil ainda garantiu mais sete lugares no pódio. Na categoria elite cross-country feminina, Aline Simões de Almeida levou o ouro com Marcela Lima ficando com bronze. A equatoriana Michela Molina foi prata.
Na categoria sub-23 masculina do XCO, os brasileiros Alex Malacarne e Gustavo Xavier asseguraram prata e bronze, respectivamente. A medalha de ouro foi do chileno Martin Vidaurre. Na disputa feminina, Giuliana Salvini foi a terceira colocada, atrás da colombiana Angie Milena Lara e da mexicana Maria Flores García.
O time brasileiro composto por Alex Malacarne, Nicolas Machado, Marcela Lima, Luiza Cocuzzi, Letícia Cândido e Lázaro Moreira levou a prata na prova de Team Relay. O México ficou com o ouro e o Chile garantiu o bronze.
No short track feminino, Raiza Goulão foi bronze. A mexicana Daniela Campuzano levou o primeiro lugar, seguida pela americana Kelsey Urban com a prata.