O WTA 1000 de Madrid vem sendo marcado por surpresas nesta edição. Cabeças de chave 4, 6 e 7, respectivamente, as favoritas Maria Sakkari, Danielle Collins e Garbiñe Muguruza deram adeus à competição neste final de semana com derrotas surpreendentes.
A ucraniana Anhelina Kalinina foi a responsável, por exemplo, pela eliminação de Muguruza ao vencer a partida por 2 sets 0, com parciais de 6/3 e 6/0. A ex-número 1 do mundo chegou a reclamar de dores na panturrilha direita, mas reconheceu ter feito uma exibição abaixo do esperado.
— Foi um jogo estranho, acho que mesmo que eu tivesse oportunidades para não perder, não conseguiria aproveitá-las— disse Muguruza.
A americana Danielle Collins, vice-campeã do Aberto da Austrália, também foi superada no torneio ao perder o duelo para a canadense Bianca Andreescu. Em pouco mais de uma hora Andreescu aplicou um duplo 6/1.
Dando sequência aos resultados surpreendentes, a grega Maria Sakkari foi outra cabeça de chave que ficou pelo caminho. A derrota para a russa Daria Kasatkina veio de virada: depois de vencer o primeiro set por 6/3, ela não resistiu ao bom saque de sua adversária e perdeu os outros dois por 6/3 e 6/1.