O argentino Sebastián Báez, número 59 do mundo, foi campeão neste domingo (1) do ATP 250 de Estoril, em Portugal, derrotando na final o americano Frances Tiafoe por 2 sets a 0 (6-3 e 6-2), em apenas uma hora e 14 minutos de jogo.
Este é o primeiro título ATP da carreira de Báez, de 21 anos, depois de ter perdido neste ano a final do Aberto do Chile para o espanhol Pedro Martínez. Graças a este troféu, o campeão do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre de 2018 subirá para a 40ª posição no ranking da ATP.
Contra Tiafoe, o jovem jogador se destacou pela potência de seus golpes e pela agilidade sobre o saibro de Estoril.
Báez, que na segunda rodada do torneio eliminou o croata Marin Cilic (número 23 do mundo e terceiro cabeça de chave), se mostrou fisicamente mais inteiro que seu adversário, que ao longo da competição disputou vários jogos de três sets.
—Estou apenas entrando no circuito. Jogar com rivais que via pela TV é raro, mas eu me apoiei no meu time e tentei dar o meu melhor. Quero curtir e continuar trabalhando para alcançar o máximo que posso. Tenho que continuar sonhando e continuar ao lado das pessoas que mais amo. É o que me impulsiona a seguir em frente — disse Baez após a conquista em Portugal.
Tiafoe, de 24 anos e número 29 do mundo, disputou sua segunda final em Estoril, depois da de 2018, quando foi derrotado pelo português João Sousa.
* AFP