Depois 14 anos, um argentino voltou a conquistar o 35º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, a Copa Gerdau-Itaú. Sebastian Baez conquistou o troféu contra o dominicano Nick Hardt por 6/1 6/4.
No primeiro set Baez sobrou. Quebrando dois serviços de Hardt, o argentino não tomou conhecimento de seu rival e o venceu por 6/1. No segundo, Baez enfrentou um pouco mais de dificuldade, forçando bastante as bolas longas, Nick conseguiu encostar na partida e fazer uma jogo mais duro, no entanto, não conseguiu aguentar a pressão e em 1h20min de jogo Sebastian venceu o set por 6/4 e levantou a taça, seu maior troféu na carreira.
– Acredito que foi um bom jogo, apresentamos um grande tênis. No primeiro set errei quase nada, então foi preponderante para o placar mais dilatado. No segundo set foi mais parelho, mas nos momentos decisivos os pontos ficaram mais para o meu lado – disse o tenista que ergue a segunda taça seguida após vencer no final de semana anterior o Banana Bowl, em Criciúma (SC).
Baez, que se torna o primeiro argentino desde Eduardo Schwank em 2004 a vencer o torneio, será o número dois do mundo na lista do ranking da Federação Internacional de Tênis na segunda-feira, seu melhor desempenho.
CANADENSE VENCE NO FEMININO
A canadense Leylah Annie Fernandez, 84ª do mundo, levou a melhor no confronto diante da dinamarquesa Clara Tauson, 65ª, na final dos 18 anos feminino do 35º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre apresentado por Gerdau e Itaú. Fernandez, de 15 anos, venceu por 6/3 7/6 (7/4).
No primeiro set as duas tenistas mostraram muito nervosismo, principalmente no saque. No entanto, conquistando um bom aproveitamento no serviço, Leylah conquistou o primeiro set por 6/3. Na série seguinte, a canadense apresentou novamente cansaço e deixou Tauson crescer no jogo. A nórdica teve quebras de serviço à frente, mas Leylah virou, sacou para a vitória em 6/5 desperdiçou dois match-points, um deles com dupla-falta e teve que jogar o tie-break onde tranquilizou para definir a partida
A nova campeã avalia de bastante crítica sua conquista e pondera sobre alguns pontos que poderia ter sido melhor na partida.
– Final foi bem difícil, não consegui apresentar um grande tênis. Estava muito nervosa. Primeira final de um torneio tão grande. O importante durante toda a competição foi minha determinação e que não desanimei em nenhum momento, tudo que meu pai me ensinou – disse a jogadora nascida no Equador de pai equatoriano e mãe canadense. Ele se mudou cedo para Montreal onde treina na federação local.
Fernandez se torna a segunda canadense campeã na história do evento igualando o feito de Eugenie Bouchard campeã de 2011. Bouchard foi ao top 5 do profissional em 2014 com o vice-campeonato de Wimbledon e é uma das musas do tênis mundial.
Veja os campeões de todas a categorias
18 anos masculino - Sebastian Baez (ARG) / Vice: Nick Hardt (DOM)
18 anos masculino/duplas - Sebastian Baez/Clement Tabour (ARG/FRA) / Vices: Tyler Zink/William Grant (EUA)
18 anos feminino - Leylah Fernandez (CAN) / Clara Tauson (DIN)
18 anos feminino duplas - Clara Tauson/Anastasia Tikhonova (DIN/RUS) / Vices: Mariam Dalakishvili/Ania Hertel (GEO/POL)
16 anos masculino - Campeão: Gustavo Heide (BRA) / Vice-campeão: Pedro Boscardin (BRA)
16 anos masculino duplas: Pedro Boscardin Dias/João Loureiro (BRA) / Vices: Sebastian Defillipis/Francisco Llanes (CHI/URU)
16 anos feminino - Campeã: Guillermina Grant (URU)/ Vice: Isadora Machado (BRA)
16 anos feminino duplas - Thassane Abrahim/Sofia Mendonça (BRA) / Camila Bossi/Juliana Munhoz (BRA)
14 anos masculino - Lautaro Midon (ARG) / Vice: Gonzalo Bueno (PER)
14 anos masculino dupla - Campeões: Gonzalo Bueno/Nicolas Mendoza (PER/COL) / Vices: Matias Juri/Lataro Midon (ARG)
14 anos feminino - Campeã: Solana Sierra (ARG) / Vice: Gabriela Flores (BOL)
14 anos feminino - Ana Paula Sanchez/Ximena Araneda (MEX/GUA) / Vices: Isabella Colmenares/Alessia Martinez (VEN/PER)
12 anos masculino - Davi Daniel (RS) / Vice: Thiago Guglieri (RS)
12 anos masculino dupla - Davi Daniel / Thiago Guglieri (RS) / Vices: Pedro Rodrigues (MG)/Ettore Danesi (SP)
12 anos feminino - Gabriela Félix (RJ)/ Vice: Olivia Carneiro (SP)
12 anos feminino - Olivia Carneiro (SP) /Gabriela Félix (RJ) / Vices: Cecília Costa (PE)/Luana Paiva (BA)
8 anos masculino - Livas Eduardo (MT) / Vice: Victor Pignaton (ES)
9 anos masculino - Luis Miguel (GO) / Vice: Leonardo Santos (PR)
9 anos feminino - Luiza Pereira (SP) / Vice: Carolina Castro (MG)
10 anos masculino - Pedro Chabalgoity (DF) / Pedro Dietrich (RS)
10 anos feminino - Gabriela Castro (SP) / Vice: Leticia Marangoni (SP)
11 anos masculino - Victor Cunha (MG) / Arthur Bromm (GO)
11anos feminino - Ana Campigotto (SC) / Vice: Vitoria Redin (RS)