Embora tenha equipes tradicionais, a Série B normalmente apresenta muito equilíbrio. Portanto, apesar de termos apontado seis favoritos, as demais 14 equipes também podem surpreender.
Brusque
Depois de brigar contra o rebaixamento à Série C no ano passado, o Brusque se reforçou para 2022 e conseguiu um ótimo início de temporada. Conquistou o Campeonato Catarinense diante do Camboriú e soma apenas uma derrota em 17 jogos neste ano, para o Hercílio Luz, pela terceira rodada do Estadual.
O técnico Waguinho Dias, que chegou ao time na reta final da Série B de 2021, teve o contrato estendido até o fim do ano após o título catarinense. Dentro de campo, o principal nome é o atacante Alex Sandro, 26 anos, que marcou 10 gols e deu duas assistências em 16 jogos na temporada. Além dele, o Brusque conta com o zagueiro Wallace Reis e o lateral-direito Pará, ambos ex-Grêmio, e o volante Luiz Antônio, ex-Flamengo.
- Cidade: Brusque (SC)
- Fundação: 12 de outubro de 1987 (34 anos)
- Estádio: Augusto Bauer
- Participações na Série B: 2
- Posição em 2021: 13º lugar
- Última vez na Série A: nunca disputou
- Time-base: Ruan Carneiro; Toty, Wallace Reis, Everton Alemão e Airton; Rodolfo Potiguar, Zé Mateus, Luiz Antônio e Diego Jardel; Fernandinho e Alex Sandro
- Treinador: Waguinho Dias
- Destaque: Alex Sandro
- Principais reforços para 2022: Luiz Antonio (volante), Wallace Reis (zagueiro) e Diego Jardel (meia).
CRB
O CRB surpreendeu ao chegar à semifinal da Copa do Nordeste, eliminando o Ceará nos pênaltis. Porém, caiu na semifinal diante do Sport. Conseguiu reagir no Estadual, garantindo vaga na final do Campeonato Alagoano ao eliminar o rival CSA também na disputa de pênaltis. Encara o ASA na decisão, que começa neste sábado.
Dentro de campo, o técnico Marcelo Cabo tem diversos nomes conhecidos do público gaúcho. O principal deles é o volante Maicon, ídolo gremista, que fez apenas dois jogos na temporada, ambos saindo da reserva. Além dele, o zagueiro Gum e o meia-atacante Richard, ambos ex-Inter, e o atacante Vico, ex-Grêmio, também fazem parte do grupo. O destaque em 2022 tem sido o experiente centroavante Anselmo Ramon, que marcou seis gols em 13 jogos na temporada.
- Cidade: Maceió (AL)
- Fundação: 20 de setembro de 1912 (109 anos)
- Estádio: Rei Pelé
- Participações na Série B: 30
- Posição em 2021: 7º lugar
- Última vez na Série A: 1984
- Time-base: Diogo Silva; Raul Prata, Gum, Gilvan e Guilherme Romão; Claudinei, Marthã e Rafael Longuine; Vico, Anselmo Ramon e Richard
- Treinador: Marcelo Cabo
- Destaque: Anselmo Ramon
- Principais reforços para 2022: Gilvan (zagueiro), Maicon (volante) Anselmo Ramon (atacante)
CSA
O CSA espera parar de bater na trave. Nas duas últimas temporadas, o time alagoano terminou a Série B na quinta posição. Em 2020, ficou três pontos atrás do Cuiabá, último a conseguir o acesso. No ano passado, dois pontos separaram a equipe do Avaí, quatro colocado. Por isso, a meta em 2022 é voltar à primeira divisão nacional.
Porém, o time caiu nas quartas de final da Copa do Nordeste, para o Sport, e na semi do Alagoano, para o CRB. A equipe é comandada pelo técnico Mozart Santos, com passagens por Cruzeiro e Chapecoense, e tem como principais destaques o meia Gabriel, ex-Flamengo e Bahia, e o centroavante Rodrigo Rodrigues, artilheiro do time na temporada, com sete gols. O CSA ainda conta com o zagueiro Werley, com passagem pelo Grêmio, e contratou Osvaldo, que estava no Fortaleza.
- Cidade: Maceió (AL)
- Fundação: 7 de setembro de 1913 (108 anos)
- Estádio: Rei Pelé
- Participações na Série B: 12
- Posição em 2021: 5º
- Última vez na Série A: 2019
- Time-base: Marcelo Carné; Igor, Werley, Wellington e Ernandes; Geovane, Gabriel e Yann Rolim; Felipe Augusto, Rodrigo Rodrigues e Marco Túlio
- Treinador: Mozart Santos
- Destaque: Gabriel
- Principais reforços para 2022: Wellington (zagueiro), Osvaldo (atacante) e Sassá (atacante)
Chapecoense
A Chape terminou o Brasileirão do ano passado na lanterna, com apenas 15 pontos, uma vitória e muitas dificuldades pensando em 2022. Não à toa, faz um início de ano ruim, com eliminações para o Concórdia, nas quartas de final do Campeonato Catarinense, e para o Moto Clube-MA, na primeira fase da Copa do Brasil. O técnico Felipe Conceição foi demitido e Gilson Kleina assumiu o comando do time.
Sem grande poder de investimento, a equipe do oeste catarinense aposta em nomes menos badalados para tentar voltar à primeira divisão nacional. Um dos reforços para a Série B foi o atacante Luizinho, destaque do Gauchão pelo Brasil-Pel. Além dele, chegaram nomes conhecidos como os zagueiros Victor Ramos e Léo (ex-Grêmio e Cruzeiro). As referências da equipe, porém, são o meia Tiago Real e o centroavante Perotti.
- Cidade: Chapecó (SC)
- Fundação: 10 de maio de 1973 (48 anos)
- Estádio: Arena Condá
- Participações na Série B: 3
- Posição em 2021: 20º lugar na Série A
- Última vez na Série A: 2021
- Time-base: Vagner; Pablo, Léo, Victor Ramos e Fernando; Marcelo Freitas, Ronei e Tiago Real; Maranhão, Perotti e Luizinho
- Treinador: Gilson Kleina
- Destaque: Tiago Real
- Principais reforços para 2022: Léo (zagueiro), Tiago Real (meia) e Luizinho (atacante)
Criciúma
De volta à Série B, o Tigre vive uma temporada atípica, já que pouco atuou nestes primeiros meses do ano. Em 2021, o Criciúma foi rebaixado no Catarinense, e a segunda divisão estadual começa apenas em 29 de maio. Assim, o empate em 0 a 0 com o Nova Iguaçu-RJ e a derrota para o Goiás por 1 a 0, que causou a eliminação na Copa do Brasil, foram os únicos jogos oficiais da equipe no ano até agora. Foram feitos, também, quatro jogos-treinos (dois empates com o Athletico-PR, uma vitória contra o Glória e uma derrota para o São José).
Com Cláudio Tencati no comando, o Criciúma fez diversas contratações para a disputa da Série B. O principal reforço é o meia-atacante Marquinhos Gabriel. Além dele, chegaram nomes conhecidos como Marcelo Hermes e Negueba, ambos ex-Grêmio. Dos remanescentes, o zagueiro Rodrigo é o destaque.
- Cidade: Criciúma (SC)
- Fundação: 13 de maio de 1947 (74 anos)
- Estádio: Heriberto Hülse
- Participações na Série B: 25
- Posição em 2021: acesso à Série B
- Última vez na Série A: 2014
- Time-base: Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Rayan e Marcelo Hermes; Leo Costa, Arilson, Marquinhos Gabriel e Thiago Alagoano; Rafael Bilu e Negueba
- Treinador: Cláudio Tencati
- Destaque: Marquinhos Gabriel
- Principais reforços para 2022: Marcelo Hermes (lateral-esquerdo), Marquinhos Gabriel (meia-atacante) e Negueba (atacante)
Ituano
O início de temporada do Ituano empolga. A equipe do interior paulista foi eliminada pelo campeão Palmeiras nas quartas de final do Paulistão, mas fez uma boa primeira fase e ainda conquistou o título do Interior ao vencer na decisão o Botafogo, de Ribeirão Preto, por 3 a 0 — o que garante o time na Copa do Brasil de 2023.
Campeão da Série C no ano passado, o time manteve a base e ainda buscou reforços. O técnico Mazola Júnior comanda a equipe desde junho de 2021, e tem como principais destaques os experientes Gerson Magrão, 36 anos, e Neto Berola, 34, além do jovem atacante Rafael Elias, o Papagaio, de 22 anos, emprestado pelo Palmeiras. O volante Kaio, ex-Grêmio, e o atacante Aylon, ex-Inter, também estão no clube.
- Cidade: Itu (SP)
- Fundação: 24 de maio de 1947 (74 anos)
- Estádio: Novelli Junior
- Participações na Série B: 4
- Posição em 2021: campeão da Série C
- Última vez na Série A: nunca disputou
- Time-base: Pegorari; Guilherme Pacheco, Léo Santos, Cleberson e Roberto; Rafael Pereira; Kaio, Lucas Siqueira e Gerson Magrão; Neto Berola e Rafael Elias
- Treinador: Mazola Júnior
- Destaque: Rafael Elias
- Principais reforços para 2022: Cleberson (zagueiro), Berola (atacante) e Rafael Elias (atacante)
Londrina
Depois de dois anos sem trabalhar, Adilson Batista assumiu o comando do Londrina ainda no Campeonato Paranaense e acabou eliminado nas quartas, pelo Athletico-PR. Nesta Série B, com seis reforços em relação ao estadual, a meta é fazer uma competição de segurança, sem correr risco de rebaixamento para a Série C como em 2021.
O time escapou na última rodada, graças a combinação de resultados. Destaque para velhos conhecidos do futebol gaúcho. O goleiro Matheus Nogueira jogou no Brasil de Pelotas; o zagueiro Saimon foi formado no Grêmio; Eltinho e Caprini passaram pelo Juventude. Caprini, recentemente, "caiu nos braços da torcida". Marcou gols, deu assistência e acabou sendo a jogada de contra-ataque para tirar o time da defesa no paranaense.
- Cidade: Londrina (PR)
- Fundação: 05/04/1956 (66 anos)
- Estádio: Café
- Participações na Série B: 24
- Colocação em 2021: 16º
- Última vez na Série A: 1982
- Time-base: Matheus Nogueira, Samuel Santos, Augusto, Saimon e Felipe Vieira; João Paulo, Johnny Lucas, Caprini e Eltinho; Gabriel Santos e Douglas Coutinho.
- Técnico: Adilson Batista
- Destaque: Caprini, meia-atacante
- Principais reforços para 2022: Douglas Coutinho (atacante), Matheus Nogueira (goleiro), Gabriel Santos (atacante) e Mandaca (volante)
Náutico
Finalista do Campeonato Pernambucano, que ainda não tem data para acabar, o Náutico vive uma temporada de altos e baixos. Hélio dos Anjos foi demitido ainda em fevereiro. Felipe Conceição chegou, o time melhorou o desempenho, mas caiu nas semifinais da Copa do Nordeste.
Para a Série B, o clube contratou o atacante Niltinho, que estava na Ponte Preta, e o zagueiro Bruno Bispo, vice-campeão gaúcho pelo Ypiranga, de Erechim. O meio-campo continua sendo comandado por Jean Carlos, que está no clube desde 2019. Ele terá a missão de abastecer o centroavante Kieza. Aos 35 anos, o jogador vem de duas lesões graves e só jogou cinco partidas nos últimos oito meses.
- Cidade: Recife (PE)
- Fundação: 7/4/1901 (121 anos)
- Estádio: Aflitos
- Participações na Série B: 23
- Colocação em 2021: 8º
- Última vez na Série A: 2013
- Time-base: Lucas Perri, Hereda, Rafael Ribeiro, Camutanga e Júnior Tavares; Richard Franco, Rhaldney e Jean Carlos; Léo Passos, Kieza e Juninho Carpina.
- Técnico: Felipe Conceição
- Destaque: Jean Carlos, meia
- Principais reforços para 2022: Lucas Perri (goleiro), Richard Franco (volante) e Wellington (zagueiro)
Novorizontino
Dos 20 clubes da Série B neste ano, o Novorizontino tem o pior desempenho na temporada. O time do interior paulista ainda não venceu em 2022. Foram 12 jogos no Paulistão e um na Copa do Brasil: três empates e 10 derrotas. O rebaixamento no estadual promoveu muitas mudanças no time comandado pelo técnico Allan Aal.
Nove jogadores deixaram o clube e outros 11 chegaram como reforços para a Segundona. Entre eles, o atacante Ronaldo, artilheiro do Paulistão, com nove gols em 11 jogos pela Inter de Limeira. Também chegaram o lateral direito Felipe Albuquerque, emprestado pelo Grêmio, e o meia argentino Diego Torres, que estava no CRB.
- Cidade: Novo Horizonte (SP)
- Fundação: 01/03/2010 (12 anos)
- Estádio: Jorge de Biasi
- Participações na Série B: 0
- Colocação em 2021: 3º lugar na Série C
- Última vez na Série A: nunca disputou
- Time-base: Giovanni, Felipe Albuquerque, Joílson, Ligger e Romário; Bruno Silva, Bochecha, Diego Torres e Douglas Baggio; Ronaldo e Cléo Silva.
- Técnico: Allan Aal
- Destaque: Ronaldo, atacante
- Principais reforços para 2022: Felipe Albuquerque (lateral), Ligger (zagueiro) e Ronaldo (atacante)
Operário
Semifinalista do paranaense, o Operário caiu logo na primeira fase da Copa do Brasil, para o modesto Real Noroeste (ES). O técnico Ricardo Catalá foi demitido e Claudinei Oliveira, ex-Avaí, chegou para substituí-lo. Para a disputa da Série B, foram contratados sete reforços.
O maior destaque fica por conta do goleiro Vanderlei, 38 anos, que chega do Vasco por empréstimo. Ele não joga uma partida como titular desde outubro do ano passado. Com passagem ruim no Grêmio em 2020, Vanderlei fez grande parte da carreira no futebol paranaense. Surgiu no Londrina, passou pelo Paranavaí e ganhou projeção nacional no Coritiba, entre 2007 e 2014.
- Cidade: Ponta Grossa (PR)
- Fundação: 01/05/1912 (109 anos)
- Estádio: Germano Krüger
- Participações na Série B: 7
- Colocação em 2021: 12º
- Última vez na Série A: 1979
- Time-base: Vanderlei, Arnaldo, Alemão, Reniê e Fabiano; Leandro Vilela, Ricardinho, Marcelo e Rafael Oller; Paulo Sérgio e Júnior Brandão.
- Técnico: Claudinei Oliveira
- Destaque: Vanderlei, goleiro
- Principais reforços para 2022: Vanderlei (goleiro), Ricardinho (volante) e Alemão (zagueiro)
Ponte Preta
A temporada 2022 tem sido um pesadelo para a Ponte Preta: rebaixamento no Paulistão, eliminação para o Cascavel na primeira fase da Copa do Brasil e derrota para o rival Guarani que rendeu a troca no comando técnico. Gilson Kleina foi demitido e cedeu espaço para Hélio dos Anjos, que será o comandante na Série B.
Seis reforços foram confirmados para a disputa da competição nacional. Mas o grande nome do time já estava no Moisés Lucarelli: Lucca, atacante, de 32 anos, ex-Inter. Ele é o grande protagonista da Ponte. Marcou seis gols em 11 jogos. Todas as vezes que ele balançou as redes, a equipe pontuou na temporada. Foi uma dependência no Paulistão e o desfalque mais sentido nos dois últimos jogos que definiram o rebaixamento da equipe.
- Cidade: Campinas (SP)
- Fundação: 11/08/1900 (121 anos)
- Estádio: Moisés Lucarelli
- Participações na Série B: 19
- Colocação em 2021: 11º
- Última vez na Série A: 2017
- Time-base: Ygor Vinhas; Bernardo, Thiago Oliveira, Fabrício e Artur; Léo Santos, Léo Naldi e Matheus Jesus; Echaporã, Pedro Júnior e Lucca.
- Técnico: Hélio dos Anjos
- Destaque: Lucca, atacante
- Principais reforços para 2022: Echaporã (atacante), Bernardo (lateral) e Danilo Gomes (atacante)
Sampaio Corrêa
Na semana de estreia da Série B, o Sampaio Corrêa teve uma queda importante. O time foi eliminado nas semifinais do segundo turno do Campeonato Maranhense, pelo Cordino. Com isso, perdeu a chance de chegar a decisão e ser campeão estadual por antecipação, já que venceu o primeiro turno. O calendário vai ficar mais apertado no início da Segundona, pois o time terá que dividir as atenções com o regional.
O técnico Léo Condé assumiu no fim de março e ainda não conseguiu dar a sua cara ao time que não esconde a meta em 2022: evitar o rebaixamento no nacional. Por enquanto, apenas um reforço foi apresentado para a Série B: o lateral Thiago Ennes, que jogou o Paulistão pelo Santo André. O atacante Pimentinha, 34 anos, segue sendo a estrela do tricolor. São nove temporadas no time de São Luís.
- Cidade: São Luís (MA)
- Fundação: 25/03/1923 (99 anos)
- Estádio: Castelão
- Participações na Série B: 17
- Colocação em 2021: 15º
- Última vez na Série A: 1986
- Time-base: Luiz Daniel, Thiago Ennes, Joécio, Nilson Jr. e Pará; Lucas Araújo, Ferreira e Renatinho; Eron, Gabriel Poveda e Pimentinha.
- Técnico: Léo Condé
- Destaque: Pimentinha, atacante
- Principais reforços para 2022: Gabriel Poveda (atacante), Thiago Ennes (lateral) e Lucas Araújo (volante)
Tombense
Debutante na Série B, o Tombense vai ter que jogar fora de casa o tempo inteiro na competição. Isto porque o seu estádio em Tombos, o Antônio Guimarães de Almeida, não possui a capacidade mínima exigida pela CBF para jogos do Campeonato Brasileiro. A nova sede escolhida fica em Muriaé, distante 60 quilômetros de Tombos e 312 de Belo Horizonte. O Estádio Soares de Azevedo pertence ao Nacional e tem capacidade para 13 mil torcedores.
Em 2022, o time não chegou às semifinais do Campeonato Mineiro. Acabou tendo de disputar o Troféu Inconfidência, que reuniu os times classificados de quinto a oitavo lugar na primeira fase. Perdeu a taça na final, para o Democrata, de Governador Valadares. O destaque do time é o atacante Ciel, de 40 anos, que tem mais de 20 clubes na carreira.
- Cidade: Tombos (MG)
- Fundação: 07/09/1914 (107 anos)
- Estádio: Soares de Azevedo, em Muriaé (MG)
- Participações na Série B: nunca disputou
- Colocação em 2021: Vice-campeão da Série C (promovido)
- Última vez na Série A: nunca disputou
- Time-base: Rafael Santos, David, Moisés, Jordan e Manoel; Alison Silva, Gustavo Cazonatti e Jean Lucas; Everton Galdino, Ciel e Keké.
- Técnico: Hemerson Maria
- Destaque: Ciel, atacante
- Principais reforços para 2022: Vinícius Mingotti (atacante), Rafael Santos (goleiro) e Ciel (atacante)
Vila Nova
Com os dois maiores rivais na primeira divisão, o Vila Nova entra na Série B com a missão de repetir os feitos de Atlético e Goiás. Mas a falta de recursos financeiros impede que contratações mais ousadas possam acontecer. Eliminado nas semifinais do estadual, o Vila já apresentou oito reforços para a Segundona: os zagueiros Alisson Cassiano e Eduardo Doma, o lateral Alex Silva, o volante Rafinha, o meia Luís Araújo e os atacantes Daniel Amorim, Diego Tavares e Eberê Christian.
Entretanto, a principal contratação e maior esperança de sucesso chegou no início do ano. O meia-atacante Matheuzinho marcou sete gols e deu duas assistências no Goianão. Tem experiência na Série B, com dois acessos seguidos recentemente: Atlético-GO em 2019 e Juventude em 2020.
- Cidade: Goiânia (GO)
- Fundação: 29/07/1943 (78 anos)
- Estádio: OBA - Onésio Brasileiro Alvarenga
- Participações na Série B: 23
- Colocação em 2021: 9º
- Última vez na Série A: 1985
- Time-base: Georgemy, Alex Silva, Eduardo Doma, Rafael Donato e Willian Formiga; Rafinha, Arthur Rezende e Wagner; Matheuzinho, Rubens e Daniel Amorim.
- Técnico: Higo Magalhães
- Destaque: Matheuzinho, meia
- Principais reforços para 2022: Matheuzinho (meia), Daniel Amorim (atacante) e Rubens (atacante)