Chegou a hora da Série B mais concorrida de todos os tempos. Isso mesmo. Serão 14 títulos na elite do Brasileiro em campo na Segunda Divisão de 2022, um recorde na competição. Quatro do Cruzeiro, quatro do Vasco, dois do Grêmio, dois do Bahia, um do Sport e um do Guarani. Além disso, três campeões da América estarão na disputa, com seis taças em campo. Copas do Brasil, então, são 14.
Ou seja, é inegável a representatividade dos clubes que entram nesta disputa a partir desta sexta-feira (8). Ainda que o Grêmio, único representante gaúcho neste ano, só estreie neste sábado (9), a competição tem início nesta sexta, com três jogos: Brusque x Guarani e Vasco x Vila Nova-GO, às 19h, além do duelo entre Bahia e Cruzeiro, dois campeões brasileiros, às 21h30min, na Fonte Nova.
O Tricolor vai a campo às 16h30min de sábado, no Moisés Lucarelli, para encarar a Ponte Preta no início da luta para voltar à elite do futebol brasileiro em 2023.
Ciente do peso dos clubes e da amostragem neste início de temporada, GZH elaborou um Guia da Série B com seis protagonistas na briga pelo acesso. São eles: Grêmio, Bahia, Cruzeiro, Guarani, Sport e Vasco. Esses são os candidatos naturais a retornarem à Primeira Divisão, o que não quer dizer que outros times não possam chegar.
Há equipes em ascensão, como Brusque e Operário-PR, outras que não querem mais bater na trave, como os alagoanos CSA e CRB, e há ainda quem deseja voltar imediatamente à Série A, caso da Chapecoense. Confira mais detalhes de cada time que disputará a Série B mais badalada da história:
É inegável que o Grêmio entra como um dos favoritos ao acesso e também ao título da Série B. E não apenas pelo histórico de tricampeão continental, duas vezes campeão brasileiro e penta da Copa do Brasil. Mas pelo investimento e qualidade do grupo de jogadores, que acaba de conquistar o penta do Gauchão.
Do time que foi rebaixado no ano passado, entre os titulares permaneceram o goleiro Brenno, o zagueiro Geromel, os volantes Villasanti e Lucas Silva, o meia Campaz e os atacantes Ferreira e Diego Souza. Alguns reforços, como Bruno Alves, Nicolas, Benítez e Janderson, chegaram no início do ano. Outros, como os laterais Edilson e Rodrigo Ferreira, e os atacantes Gabriel Teixeira e Elkeson, foram contratados especialmente para a Série B. Nomes criticados pela torcida ao longo do Gauchão, como o lateral-direito Orejuela e o centroavante Diego Churín, deixaram o clube.
Mas a principal mudança está fora de campo: o técnico Roger Machado. A partir da chegada dele o time evoluiu, goleou o Inter por 3 a 0 na semifinal do Gauchão, no Beira-Rio, e venceu os dois confrontos contra o Ypiranga na decisão do Estadual. Com ele também o esquema foi modificado, para o 4-1-4-1 que fez a equipe render mais, além de colocar em evidência o garoto Bitello, 22 anos, escolhido o craque do Campeonato Gaúcho.
Lutou até a última rodada do Brasileirão de 2021 para evitar o rebaixamento, mas não conseguiu. Terminou o campeonato na 18º posição e acabou na Série B. Ainda assim, manteve o técnico Guto Ferreira e parte do grupo do ano passado, que tem nomes como o goleiro Danilo Fernandes e o atacante colombiano Hugo Rodallega, artilheiro do time na temporada com 12 gols em 13 jogos. Além deles, os destaques são jogadores que voltaram de empréstimo, como o zagueiro Ignácio, que estava na Chapecoense, e o meia Marco Antônio, que subiu com o Botafogo.
O início de 2022, porém, não empolga. Ficou de fora das semifinais do Campeonato Baiano e caiu na fase de grupos da Copa do Nordeste. Mas, por ter sido campeão regional no ano passado, ainda terá a Copa do Brasil, em que estreia na terceira fase diante do Azuriz-PR.
- Cidade: Salvador (BA)
- Fundação: 1º de janeiro de 1931 (91 anos)
- Estádio: Arena Fonte Nova/Pituaçu
- Participações na Série B: 10
- Posição em 2021: 18º lugar na Série A
- Última vez na Série A: 2021
- Time-base: Danilo Fernandes; Douglas Borel, Ignácio, Luiz Otávio e Luiz Henrique; Patrick, Mugni e Daniel; Raí, Marco Antônio e Rodallega
- Treinador: Guto Ferreira
- Destaque: Rodallega
- Principais reforços para 2022: Ignácio (zagueiro), Luiz Henrique (lateral-esquerdo) e Marco Antônio (meia)
A Raposa tem um grande reforço para voltar à Série A em sua terceira temporada na segunda divisão: Ronaldo. Tudo bem que ele não é mais atacante, não entregará lances geniais como no passado, mas é o principal acionista da SAF do Cruzeiro e promete investimentos pesados para recolocar o clube na elite do futebol brasileiro.
Nesta temporada, o time ficou com o vice-campeonato Mineiro, perdendo a decisão para o Atlético-MG, e está classificado para a terceira fase da Copa do Brasil. Muitos reforços que haviam sido anunciados antes de virar clube-empresa não permaneceram. Luxemburgo também foi demitido, e o uruguaio Paulo Pezzolano foi contratado para comandar a equipe. Dentro de campo, os principais nomes são o do garoto habilidoso Vitor Roque, 17 anos, e o do artilheiro Edu, que marcou 10 gols em 12 jogos.
- Cidade: Belo Horizonte (MG)
- Fundação: 2 de janeiro de 1921 (101 anos)
- Estádio: Mineirão
- Participações na Série B: 2
- Posição em 2021: 14º lugar
- Última vez na Série A: 2019
- Time-base: Rafael Cabral, Rômulo, Oliveira, Eduardo Brock e Rafael Santos; Willian Oliveira, Fernando Canesin e João Paulo; Waguininho, Edu e Vitor Roque
- Técnico: Paulo Pezzolano
- Destaque: Vitor Roque
- Principais reforços para 2022: Rafael Cabral (goleiro), Fernando Canesin (meia) e Edu (atacante)
É um dos candidatos ao acesso. Sexto lugar na Série B do ano passado, o Guarani brigou até a última rodada para subir. Ainda assim, o clube manteve o técnico Daniel Paulista, completa um ano à frente da equipe em maio. Com ele no comando, deu trabalho para os grandes no Campeonato Paulista deste ano — venceu o São Paulo, empatou com Corinthians e Santos e perdeu apenas para o campeão Palmeiras. Foi eliminado nos pênaltis pelo Corinthians, na fase de quartas de final.
O principal destaque do time é o meia Giovanni Augusto, 32 anos, que estava no futebol mexicano e foi contratado para esta temporada. Ele fez cinco gols e deu duas assistências em 2022. Além dele, o goleiro Kozlinski e o atacante Lucão do Break merecem atenção.
- Cidade: Campinas (SP)
- Fundação: 2 de abril de 1911 (110 anos)
- Estádio: Brinco de Ouro
- Participações na Série B: 16
- Posição em 2021: 6º lugar
- Última vez na Série A: 2010
- Time-base: Kozlinski; Diogo Mateus, Ronaldo Alves, Leandro Castán e Matheus Pereira; Índio, Rodrigo Andrade e Giovanni Augusto; Júlio César, Nicolas Careca e Lucão do Break
- Técnico: Daniel Paulista
- Destaque: Giovanni Augusto
- Principais reforços para 2022: Giovanni Augusto (meia), Kozlinski (goleiro) e Leandro Castán (zagueiro)
O Sport chegou perto, mas acabou com o vice na Copa do Nordeste, perdendo para o Fortaleza. Mesmo assim, o resultado encheu de ânimo a torcida pernambucana em relação ao restante da temporada. O técnico Gilmar Dal Pozzo chegou em meio a temporada, substituindo o paraguaio Gustavo Florentín.
O time cresceu e encontrou no centroavante chileno Javier Parraguez, 32 anos, uma rápida solução para marcação dos gols. São sete, nos últimos sete jogos da equipe entre estadual e Copa do Nordeste. A diretoria ainda não anunciou nenhum reforço específico para a Série B. Apenas a renovação de contrato do zagueiro e capitão Rafael Thyere, ex-Grêmio, até o fim de 2024. O clube está envolvido também nas semifinais do campeonato pernambucano.
- Cidade: Recife (PE)
- Fundação: 13/5/1905 (116 anos)
- Estádio: Ilha do Retiro
- Participações na Série B: 13
- Colocação em 2021: 19º lugar na Série A
- Última vez na Série A: 2021
- Time-base: Maílson, Rafael Thyere, Sabino e Chico; Ewerthon, Willian Oliveira, Denner e Sander; Luciano Juba, Parraguez e Bill.
- Técnico: Gilmar Dal Pozzo
- Destaque: Parraguez, atacante
- Principais reforços para 2022: Parraguez (atacante), Denner (meia) e Hernández (lateral)
A venda do futebol vascaíno para a empresa norte-americana 777 Partners empolgou os torcedores no início de 2022. Mas até agora, nenhum grande reforço foi apresentado. E a eliminação nas semifinais do carioca para o Flamengo, e na segunda fase da Copa do Brasil para a Juazeirense (BA), ampliou o pessimismo com relação a mais uma temporada na Série B. O técnico Zé Ricardo aposta na experiência do meia Nenê, 40 anos, e nos jovens atacantes, Gabriel Pec, 21, e Raniel, 25. Nesta semana, o clube acertou a contratação do chileno Palacios, que teve uma passagem muito discreta no Inter. Erick, goleador do Gauchão pelo Ypiranga de Erechim, também foi para São Januário.
- Cidade: Rio de Janeiro (RJ)
- Fundação: 21/08/1898 (123 anos)
- Estádio: São Januário
- Participações na Série B: 4
- Colocação em 2021: 10º
- Última vez na Série A: 2020
- Time-base: Thiago Rodrigues, Weverton, Quintero, Anderson Conceição e Edimar; Zé Gabriel, Juninho e Nenê; Gabriel Pec, Raniel e Palacios.
- Técnico: Zé Ricardo
- Destaque: Nenê, meia
- Principais reforços para 2022: Palacios (atacante), Raniel (atacante) e Quintero (zagueiro)