O artilheiro do Real Madrid Karim Benzema, 34 anos, tem se destacado como um dos grandes nomes do futebol europeu. O atleta já fez 24 gols na atual temporada do Campeonato Espanhol e dois hat-tricks (três gols na mesma partida) nos dois últimos jogos da Liga dos Campeões. Com isso, o nome do artilheiro surge como um dos fortes candidatos ao prêmio de melhor jogador do mundo, entregue pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).
Benzema integra o elenco do Real Madrid desde 2009, mas só recentemente tem se destacado no clube. Ele conseguiu assumir a liderança após as saídas de Cristiano Ronaldo, Sérgio Ramos e Varane. Atualmente o atleta de ascendência argelina é um dos principais jogadores do time, que conta com outros talentos como Alaba, Kross, Modric e o brasileiro Vinícius Junior.
A situação do Real Madrid atualmente é favorável. O time pode chegar a mais uma semifinal da Liga dos Campeões. No campeonato, Benzema foi decisivo nos confrontos com o Chelsea e o PSG. Nesta terça-feira (12), ocorre a segunda partida contra o Chelsea, pelas quartas de finais. Na última partida, Karim goleou os ingleses por 3 a 1 e os colocou em uma situação desfavorável, pois precisam marcar pelo menos dois gols para levar o confronto para prorrogação.
A temporada 2021/22 é a melhor da carreira de Karim. O atleta jogou 34 jogos da temporada e participou — com gols ou assistência — de 43 gols do time, melhor número de sua carreira.
Chegada ao Real Madrid
Karim chegou ao Real Madrid em 2009. Antes, jogava no time francês Lyon. Na época, o atleta custou US$ 40 milhões de euros (aproximadamente R$ 80 milhões com a cotação do período) para ingressar no clube espanhol.
No começo, Benzema atuava como substituto na maioria das partidas. Ele chegou a marcar 26 gols em 48 jogos na sua segunda temporada com o time. Ao longo dos anos, o atleta jogou ao lado de outros grandes nomes como Bale, Casillas, Kross, Modric e Sérgio Ramos, além do brasileiro Kaká. Com a mudança de Cristiano Ronaldo de ponta para centroavante, Benzema teve que assumir um posto de responsabilidade e passou a auxiliar mais o time.
Em nove temporadas Benzema, ao lado de Cristiano Ronaldo, ajudou o Real Madrid a conquistar quatro títulos da Liga dos Campeões, sendo três de forma consecutiva.
Após a saída de Cristiano, em 2018, quando o jogador português saiu do Real Madrid para ingressar no Juventus, Benzema tem se destacado no clube espanhol. Com isso, o centroavante conseguiu aumentar sua média de gols pela equipe, que foi de 0,45 a 0,62 por jogo.
O time francês
Durante o período em que Benzema jogou no Lyon, o atleta disputou as Eurocopas de 2008 e 2012 e as Copas do Mundo de 2010 e 2014. Mesmo sem conquistar títulos nesse período, foi um dos destaques da seleção francesa.
Em 2015, o jogador se envolveu em uma polêmica, após ser acusado pela Justiça da França por associação criminosa, ao cobrar valores em dinheiro para não divulgar vídeos íntimos do companheiro de time Mathieu Valbuena. Por conta disso, Benzema deixou de ser convocado pela seleção francesa.
Por conta das acusações, o jogador não disputou a Eurocopa de 2016. Na época, chegou a acusar o treinador, Didier Deschamps, de não tê-lo convocado devido à pressão da "Federação racista da França".
As punições do atleta continuaram sendo empregadas e, em 2018, ele ficou de fora da Copa do Mundo. Na ocasião, o presidente da Federação Francesa Noel Le Graet chegou a afirmar que a carreira de Benzema estava terminada. "Se você acha que estou acabado, deixe-me jogar por um dos outros países para os quais sou elegível e veremos", respondeu o jogador na época.