O brasileiro Alison dos Santos venceu a disputa dos 400 m com barreiras da 112ª edição do Meeting de Drake Relays, na cidade de Des Moines, em Iowa, nos EUA, neste sábado (30). De quebra, o medalhista olímpico alcançou o segundo melhor tempo do mundo em 2022. A competição faz parte da série prata da Federação Internacional de Atletismo (World Athletics).
Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Piu completou a prova em 48s41, impondo mais de um segundo aos norte-americanos David Kendziera, com 49s43, e Khallifah Rosser, com 49s49.
Com o resultado deste sábado, Alison assumiu a liderança dos rankings brasileiro e sul-americano da prova, além do segundo lugar no ranking mundial de 2022, atrás somente do norte-americano Rosser, que tem 48s20, obtidos no Michael Johnson Invitational, ocorrido na cidade de Waco, no Texas, também nos EUA, no último dia 22 de abril.
Esta é apenas a segunda prova que Alison dos Santos disputa nesta temporada. O paulista voltou às pistas duas semanas atrás para competir nos 400m metros dos USATF Golden Games de Walnut, na Califórnia. Na ocasião, o brasileiro também ficou com o segundo lugar mais alto do pódio ao finalizar a prova em 44s54.
— Muita chuva, vento e frio 9 graus, uma pena para uma competição tão tradicional de Iowa. Corremos para ganhar a prova, pois muita gente pagou ingresso e veio para assistir a prova do Alison— comentou o treinador Felipe de Siqueira.
O atleta do Pinheiros (SP) voltará a competir agora nas etapas da Liga Diamante de Doha, dia 13, e de Eugene, dia 28 de maio.