O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) manteve, em decisão publicada nesta terça-feira (15), os banimentos dos clubes e da seleção da Rússia de competições internacionais. A Federação Russa de Futebol havia apelado para que as equipes do país fossem recolocadas nos respectivos torneios em que estavam antes das suspensões impostas pela Uefa.
De acordo com o portal ge.globo, a decisão do TAS não é definitiva e é somente sobre as medidas impostas pela Uefa. Um julgamento provisório pendente de uma audiência de apelação completa acontecerá nas próximas semanas.
A decisão foi tomada pela presidente da divisão de recursos do órgão, Corinne Schmidhauser, que não detalhou os motivos da manutenção do banimento. O recurso ainda deverá ser apreciado por uma mesa de três juízes.
Há duas semanas, Uefa e Fifa definiram, em conjunto, pela exclusão da Rússia de todas as competições realizadas pelas entidades. Desde então, a Federação Russa se posicionou "categoricamente contrária" à posição das entidades.
Com a definição, a Rússia acabou eliminada da Copa do Mundo, que ainda disputaria sua vaga na repescagem contra a Polônia — que, automaticamente, garantiu a classificação. Além das sanções esportivas, o país também perdeu a sede da final da Liga dos Campeões deste ano, que ocorreria em São Petersburgo, e a Premier League anunciou a suspensão do contrato com empresa russa para a transmissão da competição.