Com dois gols de Alexia Putellas, a última vencedora da Bola de Ouro, o Barcelona venceu o Real Madrid por 3 a 1 no jogo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões Feminina e conquistou uma vantagem importante para avançar às semifinais, assim como o Paris Saint-Germain, que derrotou o Bayern de Munique por 2 a 1.
Oito dias depois de terem sido humilhadas ao perder por 5 a 0 para seu rival histórico, as jogadoras do Real Madrid começaram melhor a partida desta terça-feira (22) no Estádio Alfredo di Stefano, em Madri, e Olga Carmona colocou as 'merengues' na frente aos 8 minutos.
A vantagem após o fim do primeiro tempo poderia ter sido maior para as madrilenhas: Esther González chutou na trave aos 37 minutos e dois minutos depois foi a goleira Sandra Paños que evitou o gol das donas da casa com uma grande defesa.
Mas o Barcelona, atual campeão continental, virou o placar no segundo tempo com gols de Putellas (aos 53 de pênaltis e aos 90+4) e Claudia Pina (81).
— Sabíamos que seria uma partida difícil, mas não esperávamos tanta pressão do Real Madrid. Demoramos a reagir, mas no segundo tempo controlamos melhor o jogo e fomos mais clínicos no ataque — disse o treinador do Barcelona, Jonatan Giraldez.
O Real Madrid, que estreia na principal competição de clubes da Europa, terá dificuldade para reverter o placar dada a diferença de potencial entre as duas equipes (o Barcelona já se sagrou campeão da Liga sem perder um único ponto) e pelo fato de que a partida será disputada em 30 de março em pleno Camp Nou, no que será um novo recorde de público para uma partida de futebol feminino.
PSG vence Bayern
Mais cedo o Paris Saint-Germain se aproximou das semifinais ao vencer por 2 a 1 em sua visita ao Bayern de Munique, no jogo de ida das quartas de final.
As parisienses dominaram o jogo até os últimos 15 minutos e conseguiram uma vantagem de dois gols com uma dobradinha da jogadora que também atua pela seleção francesa Marie-Antoinette Katoto aos 20 minutos do primeiro tempo e aos 26 do segundo.
As donas da casa pressionaram nesse último quarto de hora e conseguiram diminuir com um gol de falta da atacante Klara Bühl, aos 39, que conseguiu superar a goleira Barbora Votikova.
— Sofremos nos primeiros minutos. Acho que marcamos no momento em que elas estavam bem e acho que isso as abalou muito. O segundo gol foi a mesmo coisa, (...) mas acho que elas (as bávaras) realmente fizeram um bom jogo e fomos de fato cirúrgicas na frente do gol— explicou Katoto após a partida.
Com esta dobradinha, Marie-Antoinette Katoto aumenta sua impressionante marca com 22 gols em 24 jogos com a camisa do PSG nesta temporada, incluindo 5 gols na Liga dos Campeões.
As parisienses precisam garantir a vaga nas semifinais no jogo de volta, que será disputado no Parque dos Príncipes em 30 de março.
* AFP