Daniil Medvedev esteve a um ponto de ser eliminado do Aberto da Austrália, mas conseguiu sair do buraco na noite desta quarta-feira (26) na Austrália, manhã no Brasil. O tenista russo perdeu os dois primeiros sets para o canadense Felix Auger-Aliassime, venceu o terceiro, salvou um match point antes de fechar o quarto e, depois de 4h42min, ganhou a quinta parcial para fechar o jogo em 3 a 2 (6/7(4), 3/6, 7/6(2), 7/5 e 6/4) e se classificar à semifinal.
A vitória manteve viva as chances de o russo vencer o seu segundo Grand Slam da carreira e assumir a primeira posição do ranking. Para destronar Novak Djokovic do posto de número 1 do mundo, Medvedev precisa ser campeão em Melbourne.
No seu caminho está o grego Stefanos Tsitsipas. Sem o mesmo sofrimento, o grego superou o italiano Jannik Sinner em sets diretos (6/3, 6/4 e 6/2). Do outro lado da chave, Rafael Nadal enfrenta o italiano Matteo Berrettini. Na Austrália, Nadal busca mais um título de Grand Slam, o de número 21, o que o deixará como o maior vencedor deste tipo de torneio. Atualmente ele divide o recorde com Djokovic e Roger Federer.
A organização do torneio ainda não divulgou a programação, mas os jogos devem ser disputados na madrugada/manhã de quinta no Brasil.
Brasileira nas duplas
Nunca na Era Aberta do tênis um ou uma tenista brasileiro foi tão longe no Australian Open quanto Bia Haddad Maia. A paulista disputa na noite desta quinta-feira (26) as semifinais das duplas femininas. Ela fez o primeiro jogo do dia australiano, às 21h (de Brasília). Ao lado da uzbeque Anna Danilina, Bia encara as japonesas Shuko Aoyama e Ena Shibahara, cabeças de chave número 2 do torneio.
A outra semifinal tem início programado para as 23. Favoritas ao título, as tchecas Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova enfrentam a russa Veronika Kudermetova e a belga Elise Mertens, cabeças de chave número três do Aberto da Austrália.
Chave feminina
A madrugada/manhã de quinta-feira (27) tem agendadas as semifinais femininas. Dona da casa, líder do ranking da WTA e principal candidata ao título, Ashleigh Barty entra em quadra a partir das 5h30min sem ter perdido um set sequer durante o torneio. Nas quartas de final contra a americana Jessica Pegula, ela perdeu somente dois games. Sua adversária será a americana Madison Keys, principal surpresa da chave feminina.
A outra finalista será conhecida na sequência. A polonesa Iga Swiatek terá do outro lado da rede a americana Danielle Collins.