No Santa Cruz e no Cruzeiro, as características físicas e técnicas de Raniel se completavam. Se não era unanimidade, era centroavante de nível importante. Até que ele se transferiu para o São Paulo e, em seguida, para o Santos. Foram apenas quatro gols em três anos, e problemas físicos graves. Emprestado pelo Peixe ao Vasco, o atacante quer se reerguer.
— O Raniel que chega no Vasco é um Raniel motivado e alegre. Estou muito motivado e quero reconstruir a minha história no futebol com essa camisa. O Vasco está me dando essa oportunidade e contribuindo muito para isso, mas o que eu quero é o contrário. Meu desejo é contribuir para o Vasco retornar ao seu devido lugar e voltar a ser o Vasco que briga por títulos e campeonatos — explicou o jogador, ao site oficial do clube.
Raniel é um dos oito jogadores contratados pelo Vasco até agora. Outros sete deverão ser incorporados ao elenco para a disputa do Campeonato Carioca.
— É um novo desafio, e isso não é uma novidade para mim. Minha vida sempre foi repleta de desafios e esse é mais que quero vencer, ao lado do grupo, dos vascaínos. Todo mundo me recebeu muito bem. O professor Zé Ricardo já havia ligado para conversar comigo. Também o encontrei no hotel quando cheguei ao Rio. O ambiente aqui é muito bacana, com pessoas humildes e trabalhadoras. Eu gosto muito desse tipo de ambiente — concluiu.