Você já imaginou pegar onda no Guaíba, como sugeria o cantor Armandinho na música "Reggae das Tramanda"? Pois é, isso vai ocorrer no próximo sábado (4) em Porto Alegre. A Capital sediará a terceira edição do Campeonato Estadual de Wakesurf, que receberá atletas de diversos Estados brasileiros para surfar nas ondas que se formam atrás de uma lancha. O evento começa às 8h na Wakepoint, na Ilha Grande dos Marinheiros, e tem entrada gratuita para quem levar um quilo de alimento não perecível.
O wakesurf é tradicionalmente praticado em cidades como Brasília e São Paulo e vem ganhando mais espaço em Porto Alegre desde 2017, quando a Associação de Surf de Porto Alegre (Aspoa) fez parceria com a Wakepoint — escola de esportes náuticos com pranchas, localizada na Ilha dos Marinheiros.
Desta união nasceu o o Circuito Gaúcho de Wakesurf, que teve a sua 1ª e 2ª edições no ano de 2019. Sem evento em 2020 em virtude da pandemia de coronavírus, o campeonato volta a ser realizado neste ano. A expectativa da direção da Aspoa é receber uma etapa do Circuito Brasileiro de Wakesurf na Capital em 2022.
— Essa é a terceira edição do torneio que realizamos em parceria com a Wakepoint e a primeira contando com a Lei de Incentivo ao Esporte do Estado do Rio Grande do Sul. Objetivo é promover o esporte, a consciência socioambiental e a cultura do surf, bem como valorizar cada vez mais a hidrografia incrível da capital dos gaúchos. Esse evento de 2021 já contará com atletas de todo o Brasil e será um termômetro para sediarmos uma etapa do circuito brasileiro em 2022 — ressalta Mozart Tupinambá, presidente da entidade.
O evento contará com a presença de atletas de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte para disputar os troféus e premiação em dinheiro em seis categorias: feminino, wakefoil (prancha suspensa no ar através de uma quilha na água), legends (40+ anos), iniciantes, outlaw (categoria mista amadora) e profissional (categoria mista profissional).
Entre eles, Marcos Protta, cinco vezes campeão brasileiro de Wakesurf e terceiro lugar no mundial, disputado em 2019, em Bérgamo, na Itália, e a atleta de Porto Alegre Joana Spohr, campeã brasileira da modalidade na competição realizada neste ano, em Brasília, e que competirá nas categorias feminino e profissional.
O que é o wakesurf?
A modalidade nasceu através de uma mistura do wakeboard e do surfe. Enquanto uma embarcação vai criando ondas na água, o "surfista" vai executando manobras, recebendo uma nota de três juízes no fim da apresentação.
Serviço do evento
- Data: 4 de dezembro (sábado)
- Horário: 8h
- Local: Wakepoint (Rua João Inácio da Silveira, 125 – Ilha Grande dos Marinheiros)
- Entrada: 1kg de alimento não perecível