O Benfica anunciou a demissão de Jorge Jesus do comando técnico da equipe nesta terça-feira. As Águias encaram o Porto nesta quinta-feira (30) pelo Campeonato Português, mas o clube será dirigido por Nélson Veríssimo, treinador do Benfica B, que permanece no cargo até o fim da temporada.
Nesta manhã, os atletas não participaram de uma sessão de treinamento após o Mister colocar o cargo à disposição. Após a dispensa dos atletas, o comandante se encontrou com o presidente Rui Costa e a reunião selou a saída do técnico. De acordo com a imprensa portuguesa, Jorge Jesus não viu condições de dar continuidade ao seu trabalho após um motim do elenco, que se recusou a treinar na última segunda-feira (27).
O grupo não teria aprovado o afastamento de Pizzi, um dos principais nomes do plantel, e das críticas após a eliminação na Taça de Portugal para o Porto. Luís Miguel Henriques, advogado de Jesus, também esteve presente no CT do Benfica para acertar a rescisão contratual de seu cliente. Também de acordo com os jornais de Portugal, o Mister não busca nenhuma indenização, mas quer receber seu salário até encontrar um novo clube.
Fracassos acumulados
Desde que retornou ao Benfica, Jorge Jesus não conseguiu conquistar os torcedores e encontrou dificuldades nos 529 dias à frente do time. Tudo começou com a eliminação para o PAOK, de Abel Ferreira, na Liga dos Campeões, sem conseguir chegar na fase de grupos, em setembro de 2020.
No Campeonato Português, as Águias conseguiram alcançar somente a terceira colocação na tabela. Na Taça de Portugal, o clube foi derrotado na final pelo o Braga. Já pela Taça da Liga, o Benfica também perdeu para a equipe de Carlos Carvalhal na semifinal.
Na atual temporada, o Mister classificou o Benfica às oitavas de final da Liga dos Campeões, está na semifinal da Taça da Liga, mas ocupa a terceira posição na Primeira Liga e está eliminado da Taça de Portugal. Com isso, a equipe tem chance de conquistar três títulos.
Interesse do Brasil
No Brasil, Jorge Jesus construiu uma relação muito forte com o Flamengo após assumir a equipe carioca em 2019 e ser responsável pelas conquistas do Campeonato Brasileiro, Libertadores, Campeonato Carioca, Supercopa do Brasil e Recopa.
O clube segue sem treinador desde a saída de Renato Portaluppi, embora Paulo Sousa esteja com um acerto encaminhado. Além do clube do Rio de Janeiro, o Atlético-MG também se interessa pelo Mister devido à surpreendente saída de Cuca.