A NBA anunciou nesta terça-feira (16) a realização de dois jogos da pré-temporada em 2022 em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, os primeiros da liga americana de basquete no Golfo Pérsico. As equipes participantes e o local das partidas serão definidas posteriormente.
Os jogos fazem parte de uma nova aliança plurianual entre a NBA e as autoridades dos Emirados Árabes Unidos que também incluirá eventos para fãs com a presença de jogadores e ex-jogadores de basquete, torneios infantis e uma exibição da liga de videogame NBA 2K.
Esta parceria "para trazer as primeiras partidas e eventos da NBA e NBA 2K League para os Emirados Árabes Unidos é um passo importante no crescimento global contínuo do basquete", disse Mark Tatum, vice-comissário da NBA.
A aliança "não só levará a experiência da NBA e da NBA 2K League ao vivo para os fãs no Oriente Médio, mas também criará oportunidades para meninos e meninas aprenderem os fundamentos e os valores centrais do nosso esporte por meio de vários programas e eventos", afirmou o executivo.
No Oriente Médio, times da NBA já disputaram no passado jogos de exibição em Israel contra equipes locais.
A liga atualmente tem sete jogadores de países do Oriente Médio: o egípcio Abdel Nader (Phoenix Suns), o israelense Deni Avdija (Washington Wizards) e os turcos Alperen Sengun (Houston Rockets), Cedi Osman (Cleveland Cavaliers), Enes Kanter (Boston Celtics), Furkan Korkmaz (Philadelphia 76ers) e Omer Yurtseven (Miami Heat).
* AFP