O 47º Campeonato Brasileiro de tiro com arco terminou neste sábado (13), no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Tiro com Arco, em Maricá, no Rio de Janeiro, com títulos individuais da categoria arco recurvo, a única olímpica, de Marcus D'Almeida no masculino e de Ana Luiza Caetano no feminino. Para Marcus, que tem apenas 23 anos e vive uma grande temporada, foi o sexto ouro da carreira na disputa individual do torneio nacional.
A medalha do jovem arqueiro veio após uma vitória por 7 a 1 sobre Bernardo Oliveira, que ficou com a prata, enquanto Matheus Zwick levou o bronze para casa. Marcus conquistou mais dois ouros, um na competição masculina por equipes, disputado ao lado de Marcelo Costa Filho e Mateus Almeida, representando o Clube Dispara Brasil e outro nas duplas mistas, atirando junto Ane Marcelle dos Santos.
Os três títulos deste sábado apenas reforçam o grande momento do atleta, nono colocado na Olimpíada de Tóquio. No final de setembro, nos Estados Unidos, ele se tornou o primeiro medalhista da história do Brasil na história do Mundial da categoria ao conquistar a medalha de prata. Seis anos antes, já havia feito história ao ganhar um ouro no Mundial Júnior, no que foi um anúncio do que estava por vir.
Na final, Marcus D'Almeida foi logo abrindo 4 a 0 sobre Bernardo. Sofreu um ponto e depois fez mais três seguidos para fechar a sexta conquista nacional individual com imponentes 7 a 1.
Entre as mulheres, Ana Luiza Caetano levou o ouro depois de vencer Marina Gobbi, de virada, por 6 a 2. A medalha de bronze ficou com Ane Marcelle, que levou o ouro nas duplas mistas com Marcus, batendo Ana Luiza e Marcelo Costa Filho na final, além de ter vencido a disputa feminina por equipes, ao lado de Ana Luiza e Natalie Souza.
Ainda neste sábado também os campeões do barebow masculino e feminino, prova disputada sem a mira. Ana Paula Pascual Cobesa venceu Joyce Rodrigues de Alvarenga e ficou com o título feminino, enquanto Vanderlei Luis Delgado levou a melhor num grande duelo com Andersson dos Santos no masculino.
No arco composto, Larissa Aparecida conseguiu uma grande virada sobre Eiry Cristina, que teve uma falha no equipamento na última série e levou o ouro no feminino, enquanto Roberval Fernando dos Santos venceu William Moraes por apenas três pontos e foi o melhor no masculino.