O número 1 do mundo Novak Djokovic, que tentará alcançar seu sexto título de ATP Finals a partir de domingo (14) em Turim para igualar o recorde de Roger Federer, enfrentará Stefanos Tsitsipas, Andrey Rublev e Casper Ruud em seu grupo.
No outro grupo, o número dois do mundo Daniil Medvedev, vencedor do Masters do ano passado, terá pela frente Alexander Zverev, Matteo Berrettini e Hubert Hurkacz.
O torneio, que reúne os oito melhores tenistas da temporada no final do ano, será disputado na cidade italiana a partir deste ano até 2025, após doze edições realizadas em Londres.
Pentacampeão da competição (2008, 2012, 2013, 2014 e 2015), Djokovic tem a oportunidade de continuar colecionando marcas em caso de um novo triunfo, o que lhe permitiria juntar-se a Federer, campeão em seis ocasiões.
O sérvio poderá jogar com menos pressão, já que tem a garantia de terminar o ano no topo do ranking pela sétima vez na carreira, após a vitória no domingo no Masters 1000 em Paris.
Aos 34 anos, o sérvio é o único tenista experiente nesta edição do torneio, já que os outros sete participantes não ultrapassam os 25 anos. Sua estreia será diante do russo Andrey Rublev, em confronto inédito no circuito.
No outro grupo, o russo Medvedev enfrentará novamente o alemão Zverev, a quem já derrotou nas semifinais do Masters 1000 em Paris antes de perder na final para Djokovic.
O atual campeão do Masters tem em seu caminho o italiano Matteo Berrettini, um novo nome do tênis 'azzurro' e que com certeza contará com o apoio do público de Turim, que será a 15ª cidade (a primeira na Itália) a receber este torneio criado em 1970. As partidas serão disputadas de domingo, até 21 de novembro, no Pala Alpitour, apresentado como o maior estádio coberto da Itália.
Esse local foi construído para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2006 (sediou o torneio de hóquei no gelo).
* AFP