O Country Club de Porto Alegre recebe, entre domingo (31) e terça-feira (2), a 71ª edição do Campeonato Sul-Brasileiro de Golfe IESA BMW, um dos mais tradicionais torneios da modalidade no país.
São esperados mais de cem atletas entre as categorias masculina e feminina. A etapa é válida para os rankings estaduais e nacionais. Por conta das restrições impostas pela pandemia, este ano participarão apenas golfistas brasileiros, sem a tradicional presença de nomes da América do Sul.
As partidas serão no formato stroke play, ou jogo por tacadas, com o vencedor sendo aquele que completar os 54 buracos em menos tentativas – serão três voltas na cancha, que conta com 18 buracos.
O campo, aliás, é uma das atrações para este ano. Será o primeiro evento após uma reforma completa, orçada em R$ 8 milhões e comandada por um arquiteto norte-americano. Com certificação internacional, é reconhecido como um dos melhores do país.
— O campo está se solidificando, vai chegar provavelmente para novembro de 2022 em plena capacidade. Hoje ele está bonito, perfeito, mas tem que maturar. Vai ser um atrativo a mais, os atletas vão ter muito prazer em jogar. Logo será o melhor campo da América do Sul — afirma Carlos Geraldo Bernardes Coelho Silva, presidente do Country Club, em café de lançamento do torneio nesta terça-feira.
Entre os destaques, aparece o gaúcho Andrey Xavier Borges, número 1 do ranking nacional e campeão no ano passado. Entre agosto e outubro, ele conquistou os três torneios em que participou. Primeira colocada entre mulheres, a paulista Marina Namie Nonaka tenta se isolar na ponta do ranking. Ganhadora do último Aberto do Rio de Janeiro, ela foi campeã ou vice nos últimos seis campeonatos disputados.