O jogador de futebol australiano Josh Cavallo revelou nesta quarta-feira (27) sua homossexualidade, tornando-se o primeiro jogador ativo no campeonato de seu país (A-League) a fazê-lo e gerando inúmeras mensagens de apoio ao redor do mundo.
"Sou jogador de futebol e sou gay", disse Cavallo, de 21 anos, em suas redes sociais.
"Só quero jogar futebol e ser tratado com igualdade", acrescentou. "Tentar jogar o melhor que posso e viver uma vida dupla é exaustivo, é uma experiência que não desejo para ninguém".
Poucos jogadores de futebol profissional declararam publicamente sua homossexualidade e, em geral, o fizeram após sua aposentadoria para evitar serem vítimas de homofobia nas arquibancadas.
O primeiro a fazê-lo foi o inglês Justin Fashanu na década de 1990. O jogador cometeu suicídio em 1998, após se aposentar, enquanto vivia nos Estados Unidos.
Ele descreveu a sua situação como um "pesadelo absoluto", acrescentando que tinha "medo de dizer a verdade" sobre o seu caso pessoal e que isso "só piorava as coisas".
Cavallo indicou que o caso de Fashanu passou por sua cabeça quando ele estava avaliando se deveria revelar publicamente sua homossexualidade.
"Lembro de ter lido sobre Justin Fashanu como o primeiro jogador profissional de futebol a revelar sua homossexualidade na década de 1990 e sobre seu suicídio oito anos depois. Isso me fez refletir", disse.
O australiano qualificou de "imenso" o apoio que recebe do seu clube, o Adelaide United, assim como dos seus companheiros e responsáveis pelo futebol australiano.
Jogadores e ex-jogadores de futebol de todo o mundo mostraram seu apoio a Josh Cavallo. Além deles, grandes times europeus, como Arsenal, Juventus e Barcelona, parabenizaram o atleta por sua decisão.
* AFP