Ex-líderes do ranking, a romena Simona Halep e a belarussa Victoria Azarenka estrearam com vitória no WTA 1000 de Indian Wells, nesta sexta-feira (8). As duas não tiveram dificuldades no retorno ao tradicional torneio americano, cancelado em 2020 devido à pandemia de covid-19. Já a brasileira Bia Haddad Maia conseguiu uma vaga na chave principal como "lucky-loser", que é aquela tenista que é derrotada na última rodada do torneio qualificatório e que acaba contando com a desistência de atletas já classificadas.
Azarenka foi quem encontrou mais tranquilidade na estreia, direto na segunda rodada. A experiente tenista contou com o abandono da polonesa Magda Linette no segundo set. A número 32 do mundo vencia por 7/5 e 3/0 quando a adversária desistiu. Na terceira rodada, a jogadora de 32 anos enfrentará a tcheca Petra Kvitova, 11ª do ranking da WTA.
Halep, por sua vez, superou a ucraniana Marta Kostyuk por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (2) e 6/1. Ainda buscando sua melhor forma técnica, após seguidas lesões neste ano, a romena jogará contra a belarussa Aliaksandra Sasnovich, 100ª do mundo, que surpreendeu a britânica Emma Raducanu, atual campeã do Aberto dos EUA, e fez 2 a 0, parciais de 6/2 e 6/4.
A polonesa Iga Świątek, segunda cabeça de chave, e a ucraniana Elina Svitolina, quarta pré-classificada, também venceram na estreia. Swiatek bateu a croata Petra Martic por 6/1 e 6/3, enquanto Svitolina superou a tcheca Tereza Martincova por 6/2 e 7/5.
Eliminada na última rodada do qualifying, Bia Haddad Maia contou com três desistências para entrar na chave principal. A número 1 do Brasil e 115ª do mundo começa direto na segunda rodada, partindo de boa pontuação e premiação no torneio. Ela estreará na chave principal contra a egípcia Mayar Sherif, 72ª do ranking.
Caso passe pela estreia, a paulista poderá encontrar a tcheca Karolína Plisková, cabeça de chave número um, na terceira rodada.
Outros resultados do dia:
Anastasia Pavlyuchenkova (RUS-9) 6/3 e 6/1 Madison Keys (EUA)
Jelena Ostapenko (LAT-24) 6/3 e 6/0 Su-wei Hsieh (TPE)
Veronika Kudermetova (RUS-25) 6/2 e 6/3 Liudmila Samsonova (RUS)
Sorana Cirstea (ROM-32) 6/2 e 6/3 Misaki Doi (JAP)
Jasmine Paolini (ITA-LL) 3/6, 6/4 e 6/4 Elise Mertens (BEL-14)
Irina-Camelia Begu (ROM) 7/5 e 6/1 Jil Teichmann (SUI-31)