A seleção brasileira de vela vai decidir, neste domingo (3), a partir das 7h, a SSL Gold Cup, um evento-teste no Lago Neuchâtel, no interior da Suíça. O Brasil terminou a fase classificatória com 100% de aproveitamento em todas as sete regatas. As últimas foram neste sábado (2), com ventos de média para forte intensidade. Além do SSL Team Brasil, a decisão terá os barcos da Hungria, Suíça e Croácia.
A competição serve como ensaio para a SSL Gold Cup, que será em 2022, também na Suíça no mesmo estilo da Copa do Mundo de Futebol, com 56 equipes.
— Tem todo um trabalho de equipe no barco, em cada manobra. Todos são essenciais a bordo e estamos nos entrosando bem nessa semana na Suíça — disse a bicampeã olímpica da classe 49er FX, Martine Grael.
A bordo do SSL Team Brasil estão os também bicampeões olímpicos Robert Scheidt e Kahena Kunze, e nomes consagrados da vela como Henrique Haddad (coach), Gabriel Borges, Henry Boening, Juninho de Jesus, Joca Signorini, Alfredo Rovere e André Fonseca.
— O desempenho foi excepcional, não deram chances aos adversários. Só cruzaram uma vez atrás nessas sete provas. O time está dominando o barco e muito confiante a bordo. Agora é a final em uma regata só. Vamos entender a dinâmica dessa regata e velejar pra ganhar —contou Henrique Haddad, coach do SSL Team Brazil.
Os velejadores estão desde a semana passada treinando na Suíça com o barco, que é uma versão do RC44, uma categoria bastante usada em regatas mundiais. O veleiro é one design e todas as equipes participantes da SSL Gold Cup terão o mesmo modelo nas prova