O Minas afastou, nesta terça-feira (26), por período indeterminado o central Maurício Souza após o jogador fazer publicações homofóbicas em uma rede social. A decisão ocorreu depois que a Gerdau e a Fiat, patrocinadoras da equipe, manifestaram-se cobrando o clube e repudiando as declarações do meio de rede. Maurício terá de se retratar e será multado.
Segundo o ge.globo, uma reunião entre Minas e patrocinadores ocorreu pela tarde. O clube chegou a cogitar a possibilidade de rescisão de contrato, mas um acordo ocorreu após o jogador aceitar se retratar.
Maurício Souza publicou em seu Instagram na segunda-feira a reprodução da ilustração do beijo entre o novo Super-Homem, filho de Clark Kent, e outro personagem masculino. A DC Comics anunciou que o personagem se descobrirá bissexual na próximas edições da história. Na legenda, o jogador de vôlei escreveu:
"Ah é só um desenho, não é nada demais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar."
O ponteiro Douglas, um dos destaques nas Olimpíadas de Tóquio, companheiro de Maurício na seleção, publicou a mesma foto e agradeceu à DC porque sentiu-se representado pelo personagem bissexual:
"Engraçado que eu não virei heterossexual vendo os super-heróis homens beijando mulheres. Se uma imagem como essa te preocupa, sinto muito, mas eu tenho uma novidade pra sua heterossexualidade frágil. Vai ter beijo sim".
Jogadoras e referências aposentadas da seleção feminina, como Sheila, Fabi e Carol Gattaz, também se manifestaram marcando posição crítica a Maurício.
"Homofobia é crime. Racismo é crime. Respeito é obrigatório. Está na lei, garantido pela constituição. Já toleramos desrespeito, gracinhas, e preconceito disfarçados de opinião por muito tempo. Homofobia não é liberdade de expressão ou opinião", publicou Carol, companheira de clube de Maurício em Minas Gerais.
Maurício, apesar das críticas que recebeu com seu protesto, rebateu nas redes sociais afirmando sua posição mais uma vez.
"Se tem que escolher um lado eu fico do lado que eu acho certo. Fico com minhas crenças, valores e ideias", publicou o jogador, antes da reunião que selou seu afastamento.