Na zona de rebaixamento do Brasileirão, o Grêmio voltará a campo no domingo (12), na Arena, contra o Ceará. Nesta partida, o técnico Luiz Felipe Scolari terá quase todo o grupo de jogadores à sua disposição. O único desfalque será o atacante Douglas Costa, que ainda se recupera de lesão.
Com um período de treinamentos desde a última partida, Felipão tem promovido alguns testes, visando a retomada dos jogos. A defesa é o setor que poderá ter alterações mais significativas, já que além da volta da dupla de zaga Pedro Geromel e Kannemann, o treinador gremista deverá promover alterações nas laterais, com Rafinha voltando para o lado direito e Guilherme Guedes ganhando uma nova oportunidade na esquerda.
Apontado como uma das revelações do clube nos últimos anos, Vanderson tem oscilado nas últimas partidas e esse é um dos motivos para que esteja, momentaneamente, perdendo o lugar entre os titulares.
Mesmo tendo o experiente Rafinha como concorrente, ele havia se firmado na titularidade, aproveitando o momento do camisa 13 que não era bom, mas que voltou a recuperar espaço jogando improvisado pelo lado esquerdo. Nas duas últimas partidas contra Flamengo e Corinthians, o jovem lateral-direito não teve boas atuações e ainda acabou sendo expulso contra os cariocas.
Na temporada 2021, o jogador de 20 anos tem 35 jogos, sendo 29 deles como titular. Destas partidas, 13 foram com Scolari e em apenas uma não foi titular, o Gre-Nal que marcou a volta do técnico penta campeão mundial à Arena.
Confira os números de Vanderson em 2021 antes e depois da chegada de Luiz Felipe Scolari:
Com Renato Portaluppi, Tiago Nunes e Thiago Gomes:
- 22 jogos (17 como titular, 10 deles no Gauchão)
- 2 gols marcados
- 2 assistências para gol
- 6 cartões amarelos
- 1.489 minutos jogados
Com Felipão:
- 13 jogos (12 como titular)
- 1 gol marcado
- nenhuma assistência para gol
- 1 cartão amarelo
- 1 expulsão
- 1.057 minutos jogados