A britânica Emma Raducanu derrotou a grega Maria Sakkari, neste início de madrugada de sexta-feira (10), em Nova Iorque, por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/4, em 1h20, e garantiu presença na final do Aberto dos Estados Unidos, último Grand Slam do ano.
Raducanu, de 18 anos, é a primeira tenista a sair do qualificatório e alcançar a final de um Grand Slam. Ela já disputou nove partidas no torneio, incluindo o classificatório, e venceu todos os 18 sets disputados. Na final, sábado, a britânica vai enfrentar a canadense Leylah Fernandez, de 19 anos, que bateu a bielorrussa Aryna Sabalenka.
Nascida em Toronto, no Canadá, Emma Raducanu foi morar em Londres aos dois anos e a família adotou a nacionalidade britânica. Por isso, ela tenta repetir o feito de Virginia Wade, campeã em 1968 e única mulher da Grã-Bretanha a disputar a final do tradicional torneio norte-americano na Era Aberta.
No primeiro set, Raducanu salvou sete break-points e conseguiu quebrar o serviço de Sakkari duas vezes, abrindo 5 a 0. Logo no início do segundo set, a britânica obteve outro break point e passou a pressionar o saque de Sakkari, sem deixar que a grega devolvesse a quebra. Sólida quando sacava, Raducanu atuou firme para consolidar sua vaga em uma final de Grand Slam pela primeira vez.
Emma Raducanu e Leylah Fernandez vão disputar no próximo sábado apenas a oitava final de Grand Slam na Era Aberta entre duas tenistas com menos de 20 anos. A última vez que isso aconteceu foi no Aberto dos EUA de 1999, quando Serena Williams tinha 17 anos e superou a suíça Martina Hingis, de 18.