A expectativa pela volta de torcida aos estádios gaúchos já neste fim de semana se concretizou. Em reunião realizada na noite desta sexta-feira (3), a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) decidiu, em um primeiro momento, não esperar pelo decreto do Governo do Estado, mas ao final dela o texto foi divulgado. Assim, a sétima rodada da Divisão de Acesso será disputada com até 800 torcedores dos times mandantes em cada duelo.
O primeiro jogo da rodada está agendado para as 11h de domingo (5), sendo o clássico entre Bagé e Guarany, no Estádio da Pedra Moura. Às 15h, outros dois jogos serão disputados em Cachoeirinha, entre Cruzeiro-RS x Veranópolis; e Frederico Westphalen, envolvendo União Frederiquense x Glória. A rodada ainda será complementada por mais três jogos na segunda (6) e outros dois na terça-feira (7).
A entidade que organiza o futebol gaúcho exigiu, nesta sétima rodada e na próxima, garantias dos clubes em relação ao cumprimento dos protocolos estaduais. O número reduzido de 800 pessoas em relação ao limite permitido no decreto, de 2,5 mil pessoas, foi adotado como um teste inicial.
O texto assinado pelo governador Eduardo Leite prevê limitação de público para 40% da capacidade do estádio, mas com limite máximo de até 2,5 mil pessoas. Além disso, os torcedores precisam ser espalhados em diferentes setores, respeitando o distanciamento de um metro entre si e permanecendo exclusivamente sentados, sempre utilizando máscaras.
Outro ponto que ainda será detalhado é a forma como os ingressos deverão ser vendidos, para que não haja aglomerações em bilheterias, além das exigências de comprovação de vacinação contra covid-19 ou de exame PCR para comparecer ao local dos jogos.
Confira os jogos da sétima rodada da Divisão de Acesso
Domingo (5)
11h - Bagé x Guarany
15h - Cruzeiro-RS x Veranópolis
15h - União Frederiquense x Glória
Segunda-feira (6)
15h - Tupi x Igrejinha
15h - Passo Fundo x Brasil-Far
15h - São Paulo-RG x Lajeadense
Terça-feira (7)
15h -Guarani-VA x Inter-SM
15h - Avenida x São Gabriel