A sensação britânica de 18 anos Emma Răducanu, 150ª no ranking mundial da WTA, se classificou para as quartas de final do Aberto dos Estados Unidos nesta segunda-feira (6) ao derrotar com facilidade a americana Shelby Rogers (43ª) com parciais de 6/2 e 6/1, em apenas 65 minutos.
Esta é apenas a segunda vez que ela disputa um torneio de Grand Slam. Em julho, em Wimbledon, após ganhar um wild card (convite) da organização, ela chegou às oitavas de final. Em Flushing Meadows venceu os três jogos do qualifying e quatro rodadas na chave principal sem perde um set e tem impressionado com um jogo agressivo, que permitiu às rivais apenas 15 games.
Antes de Răducanu, apenas a estoniana Kaia Kanepi em 2017 e a norte-americana Barbara Gerken em 1981 haviam chegado a esta fase do torneio depois de sair do qualificatório.
A britânica, nascida no Canadá de mãe chinesa e pai romeno, e que migrou com a família para Londres com apenas dois anos, em nenhum momento deu esperanças a Rogers, que, no entanto, havia conseguido a façanha na fase anterior de eliminar a australiana Ashleigh Barty, número 1 do mundo.
Emma Răducanu vai enfrentar na próxima fase a campeã olímpica de Tóquio-2020, a suíça Belinda Bencic (12ª), semifinalista em Nova Iorque em 2019 e que eliminou a polonesa Iga Swiatek (8ª) também nesta segunda-feira.